Museu das Ilusões, atração de divulgação científica, está em Fortaleza

9 de março de 2022 - 11:12


O local mostra, de forma lúdica e divertida através de vários experimentos, como o nosso cérebro pode ser “enganado” pelos próprios olhos

Está aberta desde o último dia 3 de março a exposição Museu das Ilusões, iniciativa de divulgação científica que “brinca” com a Ótica, um dos ramos da Física, e a Fisiologia, ciência que estuda as funções dos órgãos dos seres vivos. O local mostra, de forma lúdica e divertida através de vários experimentos, como o nosso cérebro pode ser “enganado” pelos próprios olhos.

“As ilusões óticas mostram que nossa mente tende a fazer suposições sobre o mundo e na busca por ajustar as imagens a partir de um sentido ou de informações pré-adquiridas, pode visualizar o que não é real. A premissa é: O que você pensa que vê, muitas vezes não é a verdade!”, explicam os organizadores do museu.

Instalado em um espaço de aproximadamente 1.000 m², a exposição conta com mais de 70 atrações com experiências que incluem ilusões de ótica e instalações que trabalham com distribuição de forças. “Algumas atrações são relacionadas à Física, outras à Matemática”, afirma o professor Júlio Abdala, curador da exposição. Ele explica que as atrações do museu exploram o fato de que nossa visão usa os dois olhos para visualizar um objeto. As imagens geradas por cada olho são diferentes, e é o cérebro que processa o resultado, tornando uma só.

Além desse fator, chamado “profundidade de campo”, há também brincadeiras com a “persistência de retina”, que é o tempo em que uma imagem permanece nas células do olho mesmo depois da pessoa fechar as pálpebras ou desviar o olhar para outro objeto. O resultado do uso desse conhecimento científico é um conjunto de atrações que diverte tanto adultos quanto crianças, independentemente da idade.

O projeto tem consultoria e desenvolvimento de Paulo Zimmermann, ex-executivo de Mídia que atualmente é consultor e assessor em projetos de entretenimento. Inspirado em mostras que ocorrem em vários países do mundo (na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, são muito comuns a realização de grandes eventos de divulgação científica), o museu é uma exposição itinerante e vai ficar pouco mais de dois meses em Fortaleza, em um espaço do Shopping Center Iguatemi.

Conheça algumas das obras que podem ser conferidas na exposição:

CADEIRAS DA ILUSÃO: “Essa cadeira parece estranha? Na foto não. Um se senta na cadeira, outro faz pose na marcação e outro enquadra e faz a foto… você não vai acreditar no resultado”.

CASA INVERTIDA: “Faça belas poses, tire fotos, vire as imagens. Veja que cenas engraçadíssimas você produziu”.

SALA ANTI-GRAVIDADE: “Incline o corpo ereto e fotografe. Na foto, você parecerá um atleta ou dançarino profissional…”.

SALA DO INFINITO: “Entre nessa sala e faça uma viagem ao infinito”.

SALA DOS GIGANTES: “Pessoas que mudam de tamanho?…basta trocar de canto e fazer as fotos. De pequeno a gigante em alguns passos”.

CADEIRAS CONFUSAS: “Quem senta e encosta com as pernas esticadas, em cima da cadeira grande, parece menor de quem se senta, na cadeira pequena. Fotografe e confira”.

EINSTEIN FACE A FACE: “Dr. Einstein se projeta para fora e nos segue com os olhos para todos os lados. Será?”

Entre os quadros de ilusão gráfica e holografias, estão o Cubo Impossível, o Pavão Misterioso, o Buraco do Universo, uma mandala que parece se movimentar para sempre e a espiral que ora está para dentro, depois está para fora.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcap