Fatec & CVTEC: solenidade celebra retomada das aulas presenciais

9 de março de 2022 - 09:43

São mais de 1.600 alunos de cursos técnicos e superiores tecnológicos retornando às atividades nas unidades do Centec

Para comemorar a retomada das aulas presenciais nos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) e Faculdades de Tecnologia (Fatec) do Instituto Centec, a instituição promoveu uma solenidade nesta terça-feira (8/3), que reuniu professores e mais de 1.600 alunos dos cursos técnicos e superiores tecnológicos das unidades. O evento foi transmitido pelo canal da Canal da Fatec Sertão Central no Youtube.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Carlos Décimo, o presidente do Centec, Silas Barros de Alencar, e os coordenadores das unidades: Hilton Cruz (CVTEC Barbalha), João Bosco (CVTEC Crato), Ailton Façanha (CVTEC São Gonçalo do Amarante), Émerson Lacerda (Fatec Cariri) e Jardel Paixão (Fatec Sertão Central). O ex-secretário da Secitece, Inácio Arruda, também participou na solenidade.


Em sua fala, Carlos Décimo reforçou o papel do Governo do Ceará para o “fortalecimento da vigorosa educação pública e de qualidade”, sobretudo no interior do Estado, onde o Centec tem papel importantíssimo para a formação dos cearenses. O secretário da Secitece também fez menção aos professores da instituição, responsáveis por passar o conhecimento necessário para a formação superior e profissional de tantos estudantes. “Como bem falou Cora Coralina, ‘feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina'”, disse.

O presidente do Instituto Centec, Silas Alencar, afirmou que aquele era um momento para lembrar da palavra “superação”, pois, após um longo período com atividades remotas, as aulas presenciais são retomadas. “É um dia de muita felicidade e também de responsabilidade com cada um de nossos alunos”. Silas destacou ainda o apoio recebido pelo Centec do Governo do Ceará, que reforça a importância das unidades inclusive dentro da reunião de Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (Mapp).

Ainda como parte da programação da retomada das aulas presenciais nos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) e Faculdades de Tecnologia (Fatec), durante a noite, o psicólogo e especialista em Saúde Mental Júlio César Dias, ministrou uma palestra sobre “Acolhimento socioemocional e o retorno às aulas presenciais”.