Tempo integral na rede de Ensino Médio do Ceará será universalizado até 2026

7 de março de 2022 - 17:19 # # #

Municípios também receberam livros e materiais didáticos do Pacto pela Aprendizagem, desenvolvidos pelo programa Cientista Chefe, da Secitece-Funcap

O Governo do Ceará vai reforçar os investimentos na rede estadual de ensino, além de garantir equipamentos e materiais didáticos para as escolas municipais de Ensino Fundamental. Nesta segunda-feira (7), o governador Camilo Santana apresentou plano para universalização do tempo integral no Ensino Médio no mesmo evento em que iniciou a entrega de kits de tecnologia e livros didáticos do Pacto pela Aprendizagem às gestões municipais. Participaram também a vice-governadora Izolda Cela, a secretária da Educação, Eliana Estrela, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, além de outros secretários estaduais, deputados, prefeitos e secretários municipais de Educação, entre outras autoridades.

O plano anunciado vai garantir investimento de R$ 1,37 bilhão no período de 2022 a 2026. Desse total, R$ 1,2 bilhão será destinado à universalização do Ensino Médio em Tempo Integral, sendo R$ 969,7 milhões em construção ou reforma de escolas estaduais e o restante, para aquisição de equipamentos. Essas iniciativas fazem parte do Programa Ceará Educa Mais, que envolve 25 ações, em oito eixos, para proporcionar o fortalecimento da rede pública estadual de ensino.

Camilo Santana defende que o avanço na educação faz parte de um esforço coletivo, baseado em planejamento. “Este é um dos momentos mais importantes para a educação do Ceará. A escola em tempo integral protege a nossa juventude, gera esperança de um futuro melhor e reduz desigualdades. Já chegamos a 60% das nossas escolas funcionando em jornada ampliada e, com os recursos recebidos de precatório, conseguiremos universalizar esta modalidade, com todos os municípios sendo contemplados. Serão 326 novas escolas funcionando em tempo integral até 2026”, pontuou o governador, que ressaltou ainda o trabalho executado para universalização da oferta de Centros de Educação Infantil.

Além das 60 novas unidades escolares em tempo integral no ano letivo de 2022, estão planejadas 80 em 2023; 73 em 2024; 82 no ano seguinte; e 31 no último ano do plano.

A vice-governadora Izolda Cela observa que buscar a equidade no ensino e não deixar nem um aluno para trás já faz parte da cultura educacional cearense. “O centro do sistema é a escola, a sala de aula. Nosso trabalho tem que repercutir ali, pois é onde a educação acontece de verdade. Vínhamos num crescimento perseverante e vigoroso, e tivemos a pandemia no meio do caminho. Além dos desafios que já nos mobilizavam, agora temos a tarefa de tirar o atraso gerado e recompor a aprendizagem dos jovens, para que continuem seguindo num ritmo de aprendizagem. Temos que ter essa obstinação”, frisa Izolda.

A secretária Eliana Estrela lembra que o objetivo maior da Educação é proporcionar às crianças e jovens o acesso à escola e à aprendizagem na idade certa, para que consigam realizar seus projetos de vida. “A expansão do tempo integral representa a compreensão de que a oportunidade dada aos jovens, de dedicarem mais tempo aos estudos, será importante para o seu crescimento. Escola é lugar de sonhos, onde reunimos muitas histórias de vida. A pandemia nos trouxe perdas e incertezas, e esse movimento é importante para que possamos continuar sonhando”, pondera a secretária.

Pacto pela Aprendizagem

O evento também marcou o início da entrega dos equipamentos tecnológicos e livros didáticos do Pacto pela Aprendizagem, concebido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com o Programa Cientista Chefe, coordenado pela Secitece e Funcap. Os materiais serão distribuídos às prefeituras dos 184 municípios para fortalecer o ensino nas 3.966 escolas de Ensino Fundamental, com um investimento de R$ 130 milhões.

“Sabemos que a pandemia prejudicou, principalmente, as nossas crianças mais novas. Isso pede um esforço coletivo para reverter a situação, e o que fizemos foi o Pacto pela Aprendizagem, que envolve parceria, compromisso e investimento”, argumenta Camilo Santana.

Ao todo, serão entregues 30.310 equipamentos, entre os quais estão notebooks, webcams, tripés, roteadores e impressoras. Também serão distribuídos os materiais “Fortalecendo Aprendizagens”, organizados em três volumes, com conteúdos de língua portuguesa e matemática para atender alunos e professores do 4º ao 9º ano. Os livros foram elaborados pelo Programa Cientista Chefe – Educação, com a colaboração da equipe da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem) da Secretaria da Educação.

“Essa é mais uma ação que demonstra a importância do programa Cientista Chefe, ao unir o meio acadêmico e a gestão pública para melhorar os setores estratégicos para o Estado do Ceará. O Pacto pela Aprendizagem, demonstra como juntos, podemos identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação capazes de melhorar a educação da nossa população”, afirma o secretário da Secitece, Carlos Décimo.

Lançado em agosto de 2021, o Pacto pela Aprendizagem tem o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os municípios cearenses para promover a recomposição da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia. A ação articula iniciativas para implementar ciclos de recomposição das aprendizagens nas redes municipais e garante equipamentos para as escolas municipais, plataformas de aprendizagem e materiais de apoio a professores e alunos das redes e escolas.

A ação, iniciada no ano passado, terá continuidade até dezembro de 2022, com o objetivo de acompanhar todos os municípios cearenses na transição do ensino remoto para o presencial.

No total, o Governo do Ceará destinou R$ 130 milhões para o desenvolvimento das ações do Pacto. Desse total, R$ 50 milhões foram investidos em tecnologia, plataformas de aprendizagem e material de apoio à recomposição das aprendizagens de estudantes das escolas municipais. Já R$ 80 milhões foram transferidos aos municípios para que utilizassem na reforma e aquisição de equipamentos para as escolas; na compra de veículos de transporte escolar; no reforço da conectividade com equipamentos tecnológicos; na implementação de tempo integral na rede municipal e no apoio às atividades extracurriculares para atuar na recuperação das aprendizagens dos alunos.