Ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante inicia temporada de visitas a municípios

28 de fevereiro de 2022 - 15:44


A primeira região beneficiada é a Zona Norte

O projeto Ciência Itinerante iniciou, em fevereiro, a temporada anual de visitas a municípios cearenses. O objetivo da ação é levar o conhecimento aos quatro cantos do Estado, por meio de um ônibus-laboratório totalmente equipado e climatizado para as demonstrações científicas. A primeira região beneficiada é a Zona Norte.

“Por dia, estamos recebendo cerca de 120 alunos nas apresentações. Só nas duas últimas semanas de fevereiro foram, em média, 1.200 estudantes atendidos”, destaca a coordenadora de Ciência e Tenologia da Secitece, Flaviana Pereira. Este mês, já receberam o Ciência Itinerante os municípios de Santana do Acaraú (dias 14 e 15/2), Senador Sá (dias 16 e 17/2), Moraújo (dia 18/2), Massapê (dias 21 e 22/2), Meruoca (dias 23 e 24/2) e Alcântaras (dia 25/2).



Registros das apresentações na cidade de Senador Sá

A agenda de visitas seguirá com apresentações nas cidades de Coreaú (dias 28/2 e 1/3) e Frecheirinha (dos dias 2 a 4/3). Nas visitas, monitores de diversas áreas do conhecimento realizam experimentos que aliam a Ciência com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto dos expectadores pela investigação científica. Nesta primeira temporada, participam como monitores os professores Eduardo Santos (Biologia), Andréia Cardoso (Geografia), Glauber Araújo (Tecnologia), Felipe Ravi (Física), Jeorge Ripardo (Biologia) e Ítalo Albuquerque (Física).

O projeto Ciência Itinerante é uma iniciativa do Governo do Ceará/Secitece e integra o Programa de Popularização da Ciência da secretaria. Conta do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do CNPq.