Balaio Food: estudantes desenvolvem app que vende alimentos com até 70% de desconto

23 de fevereiro de 2022 - 11:24


A ideia inovadora está recebendo apoio de programas estaduais de incentivo a startups

Com o objetivo de reduzir os custos com alimentação e contribuir com o trabalho de pequenos produtores, os estudantes Pedro Francisco e Diego Costa criaram a startup Balaio Food, que conta com um aplicativo de comida onde é possível encontrar alimentos com até 70% de desconto.

A ideia inovadora garantiu a aprovação da Balaio Food em iniciativas estaduais de incentivo a startups, a exemplo do programa “Você, Empreendedor!”, do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), no mês de fevereiro. A startup também está sendo beneficiada, desde o final de 2021, pelo maior programa de desenvolvimento de negócios inovadores do Ceará, o Corredores Digitais, promovido pela Secitece, numa parceria com o “Clusters Econômicos de Inovação”.

“O Governo do Ceará tem criado um ambiente favorável e dando diversas oportunidades para que jovens empreendedores, tanto da capital quanto do interior, tirem suas ideias do papel e consigam colocá-las no mercado”, destaca o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Carlos Décimo.

Ideia surgiu na pandemia

Os criadores da Balaio Food cursam Engenharia de Produção Civil no Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Quixadá. “A ideia surgiu durante a pandemia. Com as aulas remotas, as pessoas com quem eu convivia na república estudantil onde morava foram para suas casas. Me vi sozinho e precisava pensar em formas de economizar. Foi então que, ao invés de ir ao mercado, passei a localizar os pequenos agricultores mais próximos. Além dos produtos serem mais baratos, eram mais naturais e a compra contribuía para a renda de outras famílias”, explica Pedro Francisco.

Os criadores da Balaio Food estudam no IFCE, em Quixadá

“Quando fiz os cálculos, eu estava economizando cerca de 60%”. Não demorou para que Pedro percebesse que mais gente poderia acessar esses alimentos: “Tenho que ajudar mais pessoas!”. O aplicativo chega, portanto, para apoiar consumidores e também pequenos produtores.

A Balaio Food funcionará por meio da localização geográfica via satélite, assim como os aplicativos de compra de alimentos já existentes. Entretanto, a diferença está na sua finalidade de mapear os mercantis e agricultores locais disponíveis para a compra dos produtos com desconto nas proximidades do usuário. O lançamento do app está previsto para abril deste ano.