Reitor da UFCA é empossado presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses
16 de fevereiro de 2022 - 11:55
Ricardo Luiz Lange Ness assume o comando da entidade no biênio 2022-2023
O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc) está com novo presidente. Ricardo Luiz Lange Ness, reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi empossado no cargo e assumirá o comando da entidade no biênio 2022-2023. A cerimônia de posse ocorreu no último dia 11 de fevereiro, de forma virtual, e contou com as participações do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, do ex-secretário Inácio Arruda e de reitores de instituições de ensino superior do Ceará.
Ricardo Ness substitui o reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab, Roque do Nascimento Albuquerque. Ainda durante a solenidade, tomou posse como vice-presidente do Cruc José Wally Mendonça Menezes, reitor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Em sua gestão, o novo presidente buscará maior integração entre as universidades, com a realização de reuniões e outras atividades itinerantes. A ideia, segundo Ricardo Ness, é observar, de perto, as necessidades das instituições e promover a implementação de projetos conjuntos.
Durante a solenidade, o secretário Carlos Décimo desejou um bom trabalho à nova gestão do Cruc e reinterou o apoio da Secitece à entidade, que possui sua sede instalada no prédio da Secretaria. Em sua fala, Décimo ressaltou ainda a importância do Conselho como instrumento para a consolidação de uma educação superior mias fortalecida e comprometida com a melhoria da vida da população.
O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses é uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, fundada em 15 de julho de 1992. Seu objetivo é desenvolver a educação superior no Estado do Ceará. Integram o Cruc: Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).