Mais 7.500 vagas para os cursos de graduação e pós graduação da UAB

11 de fevereiro de 2022 - 16:21 # #

A CAPS-MEC está ofertando, através do Edital 09/2022, mais 7.500 novas vagas para os cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB),no âmbito do estado do Ceará, um aumento de 36,4% em relação ao edital anterior. Atualmente, são 5.897 alunos matriculados nos cursos, com mais de 15 mil estudantes beneficiados pelo programa desde a sua criação em 2007.

“Tudo isso é resultado do excelente trabalhado realizado pelas nossas sete Instituições de Educação Superior (IES) Públicas, credenciadas e aptas a ofertarem cursos de graduação e pós graduação (UFC, Uece, IFCE, Unilab, Urca, UVA e UFCA)”, explica Cândido BC Neto, coordenador de Educação Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Hoje, a UAB conta com 39 polos de apoio presencial e dois polos em processo de criação, beneficiando alunos residentes nos 184 municípios do Ceará.

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferta cursos de nível superior, por meio do uso da metodologia a distância, para camadas da população com dificuldade de acesso à formação universitária.

Em 2021, o Governo do Ceará aprovou a implantação da Universidade Aberta do Ceará – UACE, viabilizando o desenvolvimento integral da Educação Superior no Ceará, através da criação da universidade virtual. A UACE vai oferecer cursos superiores tecnológicos de graduação e pós-graduação, além de atividades de extensão e pesquisa, apoiados em metodologias que utilizem as tecnologias de informação e comunicação, além de ações adaptativas necessárias ao desenvolvimento do Ceará.

O Governo do Ceará, por meio da Secitece, através da sua coordenadoria de Educação Superior, é responsável pelo funcionamento da UACE, em parceria com o Ministério da Educação – MEC/Capes, IES, Centro de Educação a Distância (CED) e municípios.