Prefeitura de Quixeramobim doa terreno para cursos de Medicina e Enfermagem da Uece

24 de janeiro de 2022 - 11:47

A Universidade Estadual do Ceará poderá oferecer as primeiras vagas para os cursos de Medicina e Enfermagem em Quixeramobim a partir do semestre 2022.2 .

A prefeitura de Quixeramobim doou à Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) um terreno de mais de 300 mil metros quadrados para a construção do prédio onde serão instalados os cursos de Medicina e Enfermagem da Uece. O terreno fica localizado nas proximidades do Hospital Regional do Sertão Central, totalizando uma área de 30,5 hectares. O Projeto de Lei que garante a doação do terreno foi assinado pelo prefeito Cirilo Pimenta, no dia 20 de janeiro.

“Esse é um momento muito importante para a história de Quixeramobim. É mais um passo para o avanço no trabalho de interiorização do ensino superior”, disse o secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, lembrando que o anuncio da doação do terreno foi feito pelo prefeito Cirilo ao ex-secretário Inácio Arruda, e ao diretor da Fatec Sertão Central, Jardel Rodrigues, no dia 29 de dezembro, durante uma visita ao município.

O Governo do Estado, por meio da Secitece, atua para transformar a região em um grande polo de inovação tecnológica na área da saúde. “Temos que comemorar e materializar esse que é um sonho do povo do Sertão Central”, acrescentou Carlos Décimo.

De acordo com o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, essa ação contribui de forma efetiva para o desenvolvimento do estado do Ceará. “O campus de Quixeramobim faz parte de uma nova estratégia de fortalecimento e ampliação qualificada da interiorização da Uece, envolvendo todos os elementos para dar esse passo: a construção de um campus para a Faculdade, a garantia de concurso público e as condições de funcionamento da instituição no município”.

Em Quixeramobim, a Uece já oferece cursos na modalidade a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Assim, a cidade possui um polo UAB/Uece que está, atualmente, sendo reformado para se tornar unidade descentralizada e provisória da Instituição. O intuito é dar início aos cursos presenciais de Medicina e de Enfermagem, que passarão a funcionar, posteriormente, no novo campus a ser construído no terreno doado pela Prefeitura do município.

Segundo a pró-reitora de Graduação da Uece, professora Mazza Maciel, a depender do processo de reforma no polo UAB, a Uece poderá oferecer as primeiras vagas para Medicina e Enfermagem em Quixeramobim a partir do semestre 2022.2 .

“Na gestão pública todos os atos que beneficiem a coletividade são importantes. Porém, algumas chamam atenção pela nobreza que representam em oportunidades igualitárias para todas as pessoas realizarem seus sonhos”, disse o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta. Para ele, “o avanço da universidade pública e gratuita no Sertão Central é um feito histórico e marca a inesquecível ação de uma política correta”. Ele agradeceu ao governador Camilo Santana por levar educação superior aos municípios cearenses.