Secitece visita complexo educacional do Instituto Myra Eliane

14 de janeiro de 2022 - 14:50

O objetivo foi conhecer as atividades desenvolvidas pelo Instituto que garantem formação profissional e cidadania aos jovens atendidos

Na última quinta-feira (13/01), o secretário da Secitece, Carlos Décimo, integrou a comitiva que visitou o complexo educacional do Instituto Myra Eliane, em Caucaia. Composta pelo Reitor do IFCE, Wally Menezes, pela pró-reitora de extensão do IFCE, Ana Uchôa, pelo coordenador-geral do IFCE Caucaia, Jefferson Lima, pelo ex-secretário da Secitece, Inácio Arruda, e pelos membros do Iracema Digital, professor Mauro Oliveira e engenheiro Chico Mauro, a comitiva conheceu as instalações dos quatro equipamentos que formam o complexo educacional, localizado na região da Grande Jurema, em Caucaia.

O titular da Secitece lembrou das dificuldades da sua trajetória como filho de um trabalhador rural e uma costureira, sobrevivendo sem a presença de políticas públicas, até chegar a ser secretário de Estado. Falou também de como equipamentos com a estrutura do Instituto Myra Eliane são importantes para mudar a realidade das crianças e jovens da região. “A estrutura tem uma ambientação de acolhimento que emociona. É uma escola de cidadania e inclusão social numa área vulnerável do Ceará. Um modelo que deveria ser replicado em todos os municípios do Estado, para todos os filhos dos trabalhadores”, pontuou Carlos.

O Reitor do IFCE, Wally Menezes, manifestou entusiasmo na parceria e lembrou da importância de aproximar empresas que atuam com esse tipo de iniciativa, como forma de garantir trabalho para os jovens formados pelo instituto. “Precisamos dar às pessoas a experiência da primeira vitória. Por isso, não podemos oferecer simplesmente um certificado. É necessário aproximar essa iniciativa das empresas para que os alunos possam ser contratados ou gerar soluções para o entorno. O Brasil funciona com os modelos, e o “piloto” tem que ser um modelo de excelência”, concluiu o reitor.

A visita foi guiada pela diretora do CEI, Adriana Siqueira, pela coordenadora pedagógica do CEI e do Centro de Formação, Nayanne Vitorino, e pelo professor da UFC e assessor do Instituto Myra Eliane, Luiz Sérgio Santos.

Instituto Myra Eliane

Fundado em 2016 por Igor Queiroz Barroso, o Instituto foi criado para realizar ações na área da educação infantil, com utilização do método indiano “Santhya Sai Educare”, que busca transformar a sociedade a partir de um ensino integrado de educação com foco na preservação dos valores humanos universais. O nome escolhido por Igor foi uma homenagem a sua mãe, já falecida.

O complexo educacional é composto por quatro equipamentos: Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso, que atende crianças de 2 a 5 anos, o Centro de Formação Edson e Yolanda Queiroz, o Centro de Arte e Cultura Índio Kanindé e o Centro Desportivo Igor Barroso.