Revista em quadrinhos aborda a transversalidade da Ciência para o planeta

21 de dezembro de 2021 - 12:55

Secitece lançou a publicação durante a última edição da Feira do Conhecimento Digital

Criada para mostrar, de forma lúdica, o conhecimento científico no nosso cotidiano, a revista em quadrinhos Ceará Faz Ciência aborda, em sua sexta edição, a “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”. O tema da publicação foi o mesmo escolhido para a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) e para a última edição da Feira do Conhecimento Digital, realizada em novembro.

Para o secretário da Secitece, Inácio Arruda, a revistinha tem como proposta aproximar o público infantil e jovem da Ciência. “A ideia é aguçar a curiosidade científica dos pequenos leitores, mostrando, de uma forma leve e divertida, que há Ciência em tudo”, completa.

Na história, o professor apresenta aos alunos como as diversas áreas do conhecimento (científico, social, cultural, econômico, ambiental, político e governamental) podem trabalhar integradas para vencer desafios comuns, como o da pandemia do coronavírus.

A iniciativa é do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e integra as atividades de popularização da Ciência.

Roteirista premiado

O roteirista Zé Wellington é o responsável pelas histórias da revista em quadrinhos Ceará Faz Ciência, desde a primeira edição. Sobralense, Zé Wellington já recebeu o Troféu HQMIX na categoria “Novo Talento Roteirista”, em uma cerimônia em São Paulo, com a presença de nomes como Mauricio de Sousa, Ziraldo e Laerte.

Já o desenhista Rafael Dantas trabalha com quadrinhos há mais de 10 anos e hoje se divide entre o mercado exterior e o mercado publicitário. Fora do Brasil, desenhou o personagem clássico Fantasma, de Lee Falk, entre outros trabalhos de destaque. Em 2013, tornou-se co-fundador do estúdio Qomics.

Confira a versão digital da revista em quadrinhos Ceará Faz Ciência clicando aqui