Vencedores do Ceará Faz Ciência recebem prêmios

17 de dezembro de 2021 - 11:22

O projeto, realizado pela Secitece, premiou os três primeiros lugares da categoria Ensino Fundamental II e os três primeiros do Ensino Médio/Profissional

O projeto Ceará Faz Ciência realizou na tarde desta quinta-feira (16/12) a premiação dos vencedores na mostra 2021 da Feira do Conhecimento. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, com a presença do secretário Inácio Arruda e da coordenadora de Ciência e Tecnologia, Flaviana Pereira.

A edição deste ano premiou os seis melhores projetos, sendo três do Ensino Médio/Profissional e três do Ensino Fundamental II de diversos municípios cearenses. Os trabalhos foram avaliados pelas professoras Maria Pereira e Sabrina de Saboia.

Voltado para os estudantes, o Ceará Faz Ciência, um dos projetos do Programa de Popularização da Ciência, contribui para despertar vocações científicas e tecnológicas e identificar novos talentos. É realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e CNPq.

Durante a solenidade, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, ressaltou a importância do projeto, que tem como objetivo “melhorar as nossas vidas, a produção de riqueza e realizar uma distribuição mais justa dessa riqueza”. Inácio destacou também que a ciência e a tecnologia contribuem para a construção de uma civilização mais avançada, mais preparada para enfrentar as adversidades do dia a dia e para lutar pela retomada do caminho do desenvolvimento.

Já a coordenadora Flaviana Pereira falou sobre a importância da carreira científica e da necessidade de valorização da pesquisa. Parabenizou os vencedores, informando que no próximo ano os prêmios serão Bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq para alunos e Bolsas de Pesquisa para os professores/orientadores das equipes finalistas.

Participaram também da solenidade de entrega de prêmios, o secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo, o coordenador da Educação Superior, Cândido BC Neto, e a professora Rose Jane Ribeiro.

Ensino Fundamental II

O primeiro lugar ficou com o trabalho BIOPIPE: canudo biodegradável feito do caju e seiva do sapoti. Os alunos Lúcia de Sousa e Luiz Emanuel Oliveira são da EEF Deputado José Correia Pinto, localizada em Cascavel. Eles estavam acompanhados do diretor da escola Antônio Vanderval.

O segundo lugar foi para o projeto “Mosquiteira de ovoposição caseira no combate ao Aedes” de autoria dos estudantes João Guilherme de Sousa e Luiz Gabriel de Oliveira, alunos da EMTI Joaquim Francisco de Sousa Filho, de Fortaleza. O professor é André Luis Brasilino.

“Compack: bloco sustentável e ecológico, produzido a partir da mistura de argila, conchas de bivalves e fibra do coco”, foi o projeto que ficou em terceiro lugar. Ele visa a redução dos impactos gerados na produção de blocos cerâmicos convencionais e foi apresentado por Dáfne de Paiva Lemos, Tais Carualho dos Santos Arcanjo e Miguel de Castro Rocha, junto com o professor Lucas Israel. Eles pertencem a EEF Abdon Dantas de Almeida, que fica no município de Cascavel.

Ensino Médio/Profissional

Primeiro Lugar IRRIGAPET: Sistema de irrigação alternativo de baixo custo, de autoria dos estudantes Ana Beatriz Ferreira e Francisco Nycollas Machado, orientados pelo professor André Rocha. Eles pertencem a EEEP Guilherme Teles Gouveia, localizada em Granja.

Segundo Lugar – Desafio de combate a poluição causada pelo plástico com produção de canudos biosustentáveis. Os autores Kaic Gomes, Rafael França e Robson do Carmo são da EEEP deputado José Maria Melo, de Carnaubal. A professora é Gilvânia Medeiros.

Terceiro lugar – Filme bioconservante, a partir do floema da musa acuminara. Kauan dos Santos Hermenegildo e Samia Kelly do Nascimento Pereira são os autores do projeto, orientado pela professora Sandra Limeira da EEMTI Maria Margarida de Castro Almeida, que fica em Fortaleza.