Sessão solene na AL homenageia Dia do Engenheiro de Pesca
15 de dezembro de 2021 - 10:37
O Ceará foi o segundo estado brasileiro a instalar o curso de Engenharia de Pesca, em 1972, na Universidade Federal do Ceará (UFC)
Celebrado oficialmente em 14 de dezembro, o Dia Nacional do Engenheiro de Pesca foi comemorado, nesta terça-feira (14/12), em sessão solene, na Assembleia Legislativa do Ceará. A data faz referência à formatura da primeira turma de profissionais da área no Brasil, em 1974, no estado de Pernambuco. O Ceará está entre os pioneiros, sendo o segundo do País a instalar o curso de Engenharia de Pesca, em 1972, na Universidade Federal do Ceará (UFC).
O secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Engenheiro de Pesca Carlos Décimo, participou do evento representando a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. Na ocasião, Calos Décimo informou que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o período entre os anos de 2021 a 2030 a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável – mais conhecida como Década do Oceano e ressaltou que os engenheiros de pesca são profissionais que têm grande contribuição a dar na preservação e exploração sustentável do mar.
Durante a solenidade, o deputado Sérgio Aguiar (PDT), autor do requerimento da solenidade, destacou que, nos quase 50 anos desde a primeira turma, o curso formou cerca de 5.600 engenheiros de pesca no Brasil, 1.900 deles no Estado. Lembrou que o Ceará já foi o maior produtor e exportador de pescados, crustáceos e moluscos do Brasil, mas perdeu essa posição para o estado do Pará. Apesar disso, o deputado ressaltou que o potencial do Estado em voltar para a liderança, tendo hoje três municípios, entre os cinco maiores produtores do País: Fortaleza, Acaraú e Camocim.
Em comemoração a data, a Assembleia Legislativa homenageou com diplomas: o professor doutor do departamento de Engenharia de Pesca da UFC, Melquíades Pinto Paiva (in memoriam) e professor doutor do departamento de Engenharia de Pesca da UFC, Manuel de Andrade Furtado Neto (in memoriam), o administrador de empresas Caetano Guedes Júnior, CEO da Celm Aquicultura, o professor José Milton Barbosa, a engenheira de pesca Jasna Maria Luna Marques, e a mestre Lídia Torquato da Silva. Também foi lembrada pelo deputado Sérgio Aguiar a Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Ceará (AEP), que completa 44 anos de fundação, representada pelo engenheiro Glauber Gomes de Oliveira.
Presentes ainda à solenidade o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, Emanuel Maia Mota; o representante da Federação Brasileira de Engenharia de Pesca, professor Diego Lustosa, o ex-prefeito de Fortim, Caetano Guedes Júnior.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Ceará