IFCE sedia reunião técnica sobre Hidrogênio Verde

19 de novembro de 2021 - 11:35

A implementação do hub da nova matriz energética promete gerar empregos de forma sustentável no Ceará nos próximos anos

O auditório do campus do Pecém do Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebeu, na manhã desta quinta-feira (18/11), a reunião técnica “Hidrogênio Verde no Ceará: Perspectivas e Oportunidades”. O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, participou do encontro, presidido pelo reitor Wally Menezes. Realizado de forma híbrida, o evento teve o objetivo de promover a aproximação entre instituições públicas e privadas que atuam na temática das energias renováveis, com foco na implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará – que promete concretizar uma nova fronteira de desenvolvimento para o estado nos próximos anos.

Participaram do evento também o secretário executivo da Casa Civil do Ceará, Célio Fernando Bezerra Melo (representando o governador Camilo Santana); o prefeito do município de Caucaia, Vítor Valim; o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando Santos Soares; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo; e a consultora em desenvolvimento econômico sustentável na área de energia e novas tecnologias, Marlene Pinheiro Gonçalves.

Parceria IFCE e Secitece

O IFCE é uma das instituições cearenses envolvidas na discussão e construção desse novo contexto em termos de matriz energética para o estado. Exemplo disso é a parceria entre o Instituto e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), para a instalação de uma usina de minigeração solar fotovoltaica de 400 kilowatts pico, com um investimento de quase R$ 1,3 milhão. Ao todo serão 910 placas. Essa iniciativa visa tornar o campus avançado do Pecém uma referência tecnológica na área de energias renováveis, e teve a ordem de serviço assinada no final de abril deste ano.

A instalação da usina é a primeira etapa de um projeto que prevê a criação do complexo de energias renováveis no campus do Pecém e que incluirá ainda um laboratório. Ao todo, serão destinados cerca de R$ 6,5 milhões para o projeto, frutos de convênio firmado entre o governo do Ceará/Secitece e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Além disso, em junho, foi criado um grupo de pesquisadores do IFCE com a temática do Hidrogênio Verde. A ideia desse grupo de trabalho é unir os pesquisadores e propor iniciativas para auxiliar a implantação do hub do hidrogênio verde.

“Aqui no campus do Pecém nós estamos no olho do furacão no sentido de estar em contato com essa nova realidade. Nossa unidade está inserida no Complexo Industrial e Portuário, com forte parceria empresarial”, destacou o reitor, citando também outros campi (Caucaia, Maracanaú, Sobral e Limoeiro do Norte) que podem auxiliar, por meio de pesquisas e cursos, no estabelecimento do hub cearense.

O gestor anunciou também que o IFCE está preparando duas pós-graduações lato sensu: uma na área de Energias Renováveis com foco em Hidrogênio Verde e outra com abordagem semelhante, mas incluindo também a área de negócios tecnológicos.

Wally Menezes fez uma apresentação mostrando as potencialidades do IFCE no tocante ao Hidrogênio Verde e energias renováveis como um todo. A reunião também contou com apresentações da Aecipp, Instituto Fraunhofer e Programa Energif (Setec)

Evento prestigiado

Participaram do encontro a pró-reitora de Pesquisa do IFCE, Joélia Marques; a diretora do campus Pecém, Lívia Costa; e o presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), Eduardo Amaral. Também estiveram presentes o diretor de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Ceará e presidente do Círculo Industrial do Ceará, Marcos Ferreira Soares; o coordenador nacional do programa Energif da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Juliatto; e o chefe do escritório da área de energia do Instituto Fraunhofer no Brasil, Rodrigo Pastl.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Francisco Queiroz Maia Júnior, participou de forma virtual – assim como o empresário e coordenador do Água Innovation, Carlos Matos, entre outros participantes.

A reunião também teve a participação dos pró-reitores de Ensino (Cristiane Borges Braga) e Gestão de Pessoas (Marcel Ribeiro), do ex-reitor e atual assessor de Relações Institucionais do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe e do presidente da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Ceará (FAIFCE), Ernani Leite, além de diretores de campi do Instituto.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFCE