Nota de Pesar pelo falecimento do professor Melquíades Pinto Paiva

17 de novembro de 2021 - 09:09

 

O secretário Inácio Arruda, em nome da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, expressa seu profundo pesar pelo falecimento do professor Melquíades Pinto Paiva, ocorrido na manhã desta terça-feira (16/11), em Fortaleza, aos 91 anos.

O professor Melquíades Pinto Paiva deixa uma inestimável contribuição ao ensino superior e um legado grandioso para a desenvolvimento e afirmação da ciência e tecnologia e na luta para o fortalecimento de um projeto nacional de desenvolvimento para o país.

Nesse momento de dor, a Secitece manifesta solidariedade e apoio aos familiares e amigos, ratificando os votos de pesar pela grande perda.

O professor Melquíades Pinto Paivas, que nasceu em 6 de março de 1930, no município de Lavras da Mangabeira, dizia que a “A ciência é fruto de trabalho coletivo”.

Engenheiro Agrônomo pela então denominada Escola de Agronomia do Ceará (1952), posteriormente incorporada à Universidade Estadual do Ceará (UFC), Melquíades era doutor em Ciências pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Ele foi o primeiro chefe do Departamento de Engenharia de Pesca (1973 – 1976) da Universidade Federal do Ceará, tendo contribuído para a implantação do curso. Foi o diretor -fundador do atual Instituto de Ciências do Mar- Labomar e o primeiro chefe do Departamento de Engenharia de Pesca , tendo contribuído para a implantação do curso de Engenharia de Pesca da UFC.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) outorgou ao professor Melquíades Pinto Paiva o título honorífico de “Doutor Honoris Causa“ em reconhecimento à contribuição por ele prestada ao estudo da Ictiologia, ao conhecimento e desenvolvimento da Engenharia de Pesca Marinha e ao conservacionismo e manejo produtivo dos recursos naturais. A decisão, por unanimidade, do Plenário do Conselho Universitário da Uece, ocorreu no dia 29 de novembro de 2006.