Secitece e Uece adquirem equipamentos para Complexo de Laboratórios Multiusuários
27 de outubro de 2021 - 11:39
Diretora geral para a América Latina da empresa Eppendorf foi recebida pelo reitor da Uece, Hidelbrando Soares, e pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda
Ocorreu na tarde desta terça-feira (26/10) reunião entre a Universidade Estadual do Ceará e a empresa Eppendorf a fim de estreitar relacionamento e apresentar tanto a empresa quanto a Universidade. O encontro aconteceu no gabinete da reitoria, entre o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, o secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, e a diretora geral para a América Latina da Eppendorf, Ana Paula Aukar.
A Universidade, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, está adquirindo equipamentos da Eppendorf a fim de estruturar o Complexo de Laboratórios Multiusuários. A empresa, com sede na Alemanha, é especializada em produtos de biociência, oferecendo produtos e soluções para laboratórios com equipamentos para manuseio de líquidos, de amostras e de células.
Para o secretário Inácio Arruda, o Governo do Ceará está empenhado em realizar investimentos em ciência e tecnologia nas universidades do Estado. “A Universidade Estadual do Ceará está cada vez mais preparada para o desenvolvimento de pesquisas de ponta. Por muitos anos teve seu foco em cursos de licenciatura, os quais não deixarão de ser prioridade, mas agora expande sua atuação para fortalecer cada vez mais o avanço da pesquisa básica e aplicada”, aponta.
Para o reitor Hidelbrando Soares, a relação entre Eppendorf e Uece será mais do que uma relação entre empresa cliente. “Vemos que, em breve, teremos uma relação de parceria com a Eppendorf. A instalação do Complexo Multiusuário vem elevar o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas dento da universidade, conjugando com a construção do Hospital Universitário e o já existente Hospital Veterinário, a Uece irá se tornar um polo de inovação científica na área da saúde” comenta.
Sobre o Complexo
Segundo o professor Paulo Bersano, o Complexo conterá laboratórios de cultivo de células, cultivo de bactérias, um laboratório de nível de Biossegurança 3 (NB3), o qual possibilita o desenvolvimento de vacinas, laboratório para estudos de embriões e laboratórios de imagem, fortalecendo e fomentando os estudos em biologia molecular
Também estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de pós-graduação e pesquisa (PROPGPQ), professora Lúcia Duarte; o diretor do Instituto de Superior de Ciências Biomédicas, professor Nilberto Falcão; o coordenador da diretoria de pesquisa da PROPGPQ, professor Paulo Ricardo Bersano; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Ivelise Brasil; o diretor da Faculdade de Veterinária, professor Nailton Evangelista; e o vice-diretor da Faculdade de Veterinária, professor Isaac Neto.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Uece