Secitece e Centec visitam Unilab para tratar de expansão e parcerias

25 de outubro de 2021 - 11:26


A ideia é viabilizar a utilização de fazenda experimental que já foi sede do CVT, localizada em Barreira

Na última sexta-feira (21/10), o secretário da Secitece, Inácio Arruda, e o presidente do Centec, Silas Alencar, visitaram a sede da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A comitiva foi recebida pelo reitor, Roque do Nascimento Albuquerque, e pela vice-reitora, Claudia Ramos Carioca. O objetivo do encontro foi viabilizar uma parceria entre as instituições para a utilização de uma fazenda localizada em Barreira, onde funcionou a sede do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do município até 2018.


Com aproximadamente 100 hectares e um enorme potencial agrícola, a fazenda poderá abrigar cursos como Agronomia, Engenharia de Alimentos, Veterinária, entre outros. “Queremos reativar esse espaço para a expansão das ações de pesquisa, ensino e extensão da Unilab e, assim, ajudar a desenvolver a região, a partir do potencial que ela já tem”, ressaltou Inácio.

Após o encontro na sede da Reitoria, a comitiva percorreu a fazenda para conhecer a plantação de caju, matéria prima da principal fonte de renda da população local. “A cajucultura é responsável por grande parte dos empregos gerados em Barreira. São inúmeras agroindústrias instaladas, que transformam o caju em diversos subprodutos”, informou a prefeita, Dra. Auxiliadora, durante a visita.


Atualmente, a Unilab conta com 26 cursos de graduação e poderá expandir para um número ainda maior com a criação da fazenda escola. Também participaram do encontro o secretário de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo, o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, o vice-prefeito de Barreira, Alan Guedes, além de secretários municipais e representantes do corpo docente da Unilab.