Reunião no BNB: gestores de CT&I querem mais investimento para o setor
22 de outubro de 2021 - 10:38
O objetivo é ampliar substancialmente os projetos de financiamento para ciência e tecnologia, visando um salto no seu crescimento
O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o presidente da Funcap, Tarcisio Pequeno, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Luís Santos, e o secretário Executivo da Secitece, Carlos Décimo, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (21/10), com a diretoria do Banco do Nordeste. Eles foram tratar da possibilidade de projetos de financiamento para a ciência, tecnologia e inovação. O objetivo é ampliar substancialmente os investimentos em CT&I para que o setor, importante para o desenvolvimento de qualquer país, tenha um salto no seu crescimento.
Eles foram recebidos pelo diretor de Planejamento, Bruno Pena de Sousa, pelo superintendente de Políticas de Desenvolvimento, Henrique Tinôco de Aguiar, e pelo gerente do Ambiente de Programas Especiais e de Fundos de Pesquisa, José Rubens Dutra Mota. De forma remota, participaram a secretária de Ciência e Tecnologia da Bahia, Adélia Pinheiro, e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, Roberto Germano.
Inácio, que é também um dos coordenadores da Câmara Temática Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Nordeste, explicou a necessidade de otimização de projetos científicos e tecnológicos e disse que a ideia era fazer uma reunião mais ampla, com a participação de representantes do consórcio de todos os Estados. Esse encontro ficou marcado para o dia 03 de novembro, às 17 horas, durante a reunião da câmara temática “Ciência e Fomento ao Conhecimento”.
Os diretores do BNB entendem que a inovação tecnológica é fator determinante para o desenvolvimento, que a região Nordeste tem grande capacidade de inovação e que é importante para o banco investir em CT&I. Eles vão apresentar a proposta para a reunião de diretoria.
Sobre a Câmara de Ciência e Fomento ao Conhecimento
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) instalou, no mês de setembro, a câmara temática “Ciência e Fomento ao Conhecimento”, sob a coordenação de Inácio Arruda, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, e Roberto Germano, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba. A nova câmara substitui o antigo Subcomitê de Ciência, Tecnologia e Apoio à Pesquisa, e é por onde os estados nordestinos planejam, em conjunto, políticas públicas para o setor.
Enquanto subcomitê, as ideias debatidas eram encaminhadas ao Conselho Científico e só depois levadas aos governos. A elevação à câmara temática cria um canal direto com os governadores. A grande responsabilidade desse colegiado é subsidiar os chefes de estado nas suas decisões.
A nova câmara temática do Consórcio reúne secretários de ciência e tecnologia e presidentes de fundações de amparo à pesquisa dos estados nordestinos. As reuniões ocorrem às quartas-feiras, e nelas são debatidos temas como Biotecnologia, energias renováveis, inovação no serviço público e alternativas de financiamento. Especialistas nas áreas são convidados para participar.