Secitece presente na abertura da VI Conferência de Educação do Ceará

20 de outubro de 2021 - 11:23

Secretário Inácio Arruda destacou a resistência do Governo do Ceará, que ampliou a educação superior e a distância

O Fórum Municipal de Educação de Educação (FME) de Fortaleza realiza nesta quarta e quinta-feira (20 e 21/10) a VI Conferência Municipal de Educação, de forma virtual. A solenidade de abertura do evento contou com a presença do secretário da Ciência Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e da secretária Estadual de Educação, Eliana Estrela, além de outras autoridades. Pela Secitece, participaram também o coordenador de Educação Superior, Cândido B.C. Neto, e a orientadora de Célula, Rose Jane Albuquerque.

A VI Conferência Municipal de Educação tem a função de mobilizar diferentes segmentos da sociedade no pacto colaborativo para o acompanhamento e integração dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, bem como do Sistema Nacional Articulado de Educação.

Em sua fala, Inácio Arruda criticou o discurso negacionista do governo Federal e relembrou a luta de educadores como Anizio Teixeira, Filgueiras Lima, Darcy Ribeiro e Paulo Freire, que defenderam a educação inclusiva, para todos, visando o desenvolvimento do país, a oferta de mais empregos. “Porque é isso que a educação permite”, disse o titular da Secitece, acrescentando que “não há soberania e desenvolvimento sem educação, sem ciência e tecnologia”.
O secretário criticou ainda o ministro da Educação que defende uma educação superior para poucos, que trabalha pelo desfacelamento da educação e da cultura. Por fim, Inácio destacou que o estado do Ceará atuou no campo da resistência. Ampliou a rede de educação tecnológica, superior e a distância, que nos permitiu atravessar todo o período de pandemia. “Há uma batalha ideológica que quer destruir tudo que foi feito nos governos anteriores, como o CNPq e a Caps”, finalizou.

CONAPE E CONAE

A Conferência Municipal de Educação tem o objetivo de eleger os delegados dos segmentos da Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica e Educação Superior e dos Movimentos Sociais que irão representar Fortaleza na Conferência Estadual Popular de Educação – COEPE e Conferência Estadual de Educação – COEE, nas quais poderão serem eleitos para participar da CONAPE e CONAE. Também participaram da abertura do evento a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Ciza Viana, e o deputado Idilvan Alencar, ex-secretário de Educação, que fez a palestra master.