Comitiva vistoria possíveis instalações do novo Campus da UVA em Camocim

1 de outubro de 2021 - 09:52

Para o secretário Inácio Arruda, a expansão da UVA é fruto do compromisso do governador Camilo Santana com a educação superior do Ceará

Localizado a 350 km da capital cearense, o município de Camocim será o próximo a receber uma unidade da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Na tarde desta quinta-feira (30/9), uma comitiva liderada pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda, visitou as instalações dos prédios que poderão abrigar, provisoriamente, o novo campus.

Inácio foi acompanhado do secretário de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo; do reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho; da vice-reitora, Isabelle Mont’Alverne;, da prefeita de Camocim, Maria Elizabete Magalhães; do deputado estadual Sérgio Aguiar; da ouvidora geral do município, Mônica Aguiar; além de vereadores e secretários municipais.

Para o titular da Secitece, a expansão da UVA é fruto do compromisso do governador Camilo Santana com a educação superior do Ceará. “O governador orientou toda sua equipe para que viabilizasse as condições de implementação do novo campus, uma decisão que vai impactar positivamente toda a região”, comemorou o secretário.

O reitor Fabianno de Carvalho apresentou o projeto arquitetônico que abrigará, futuramente, a UVA no município. Composto por um bloco com 20 salas de aula, bloco administrativo, restaurante universitário, biblioteca, ginásio coberto e área de convivência, a obra requer um terreno de 6 hectares para ser viabilizada. “Até que todas as etapas burocráticas sejam resolvidas, temos que escolher um local provisório para dar início as atividades”. O reitor disse, ainda, que a ideia inicial é trazer um curso de Engenharia de Pesca, “para valorizar a vocação econômica do município e ajudar a desenvolver a região”.

As visitas foram conduzidas pela coordenadora da CREDE 4, Elvira Veras, que apresentou as instalações do Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos (CEJA) João da Silva Ramos, localizado no Centro da cidade, e da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, ambas com capacidade para atender as necessidades da reitoria.