Governo do Ceará capacita egressos do sistema prisional em computação em nuvem da AWS

27 de setembro de 2021 - 12:04


Curso “Fundamentos de Nuvem da AWS Academy” acontece na sede da Universidade do Trabalho Digital, programa da Secitece

Uma solenidade nesta segunda-feira (27/9) marcou o início do curso “Fundamentos de Nuvem da AWS Academy”, voltado para egressos do Sistema Penitenciário do Ceará. A capacitação é promovida pelo Centro de Competências para Transformação Digital do Ceará (CCTD), através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e conta com a parceria da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, Programa Cientista Chefe e Amazon Web Services (AWS).

O curso recebe 25 alunos e é realizado na Universidade do Trabalho Digital (UTD), programa da Secitece, de segunda a sexta-feira, com carga horária de 96 h/a. É a primeira vez que egressos do sistema prisional do estado participam de uma formação focada na indústria de tecnologia. A capacitação vai até o dia 08/12.

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, participou da cerimônia de abertura do curso, ao lado dos alunos, professores e de representantes das instituições envolvidas. Inácio ressaltou a relevância da iniciativa. “É preciso compreender a realidade do Brasil, que hoje possui mais de 14 milhões de pessoas em condições de trabalhar mas que estão desempregadas. Neste sentido, o Governo do Ceará tem aumentado o grau de oportunidades. Por isso, vocês não devem deixar passar essa chance. Podemos escolher muitos caminhos, mas esse que vocês estão trilhando agora é o melhor, o que mais ajuda suas famílias, seu estado e seu País”, destacou o secretário.


Os estudantes participarão do curso AWS Academy Cloud Foundations, que apresenta os conceitos de nuvem, os principais serviços da AWS, definição de preços, segurança, arquitetura e suporte, além de outros conteúdos. Ao final do curso, os participantes terão a oportunidade de prestar, gratuitamente, o exame para a certificação AWS Certified Cloud Practitioner, voltada às soluções de computação em nuvem oferecidas pela AWS, válida mundialmente.

“Temos um compromisso de longo prazo com o Estado do Ceará e é muito gratificante poder ajudar na formação de mais pessoas em computação em nuvem. Em novembro de 2020, anunciamos o acordo de colaboração para a criação do Centro de Competências para Transformação Digital, o primeiro do país. Temos o objetivo de treinar cerca de mil pessoas em cloud computing, auxiliando na formação de mão-de-obra qualificada para o Estado”, explica Paulo Cunha, gerente-geral de Setor Público da AWS no Brasil.

Por meio da AWS Academy, instituições de ensino superior são qualificadas com um currículo de computação na nuvem gratuito e pronto para ensino. Isso ajuda a preparar alunos para buscar certificações reconhecidas no setor de tecnologia. O currículo desenvolvido pela AWS auxilia educadores a manterem-se sempre atualizados com as inovações da nuvem da AWS, permitindo que alunos sejam preparados com habilidades necessárias para serem contratados em um dos setores que mais crescem.

Sobre o CCTD:
O CCTD tem o objetivo de coordenar políticas públicas de tecnologia para tornar o estado do Ceará uma referência na adoção de iniciativas focadas na transformação digital que impactem o cidadão, o ensino e o empreendedorismo. A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em cooperação com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.

O CCTD é estruturado em quatro pilares, são eles: 1. Capacitação Governamental em Transformação Digital; 2. Pesquisa e Desenvolvimento; 3. Aceleração de Startups e Empreendedorismo e; 4. Formação de Pessoas, sendo este último articulado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).