Semana de Integração marca início do semestre letivo 2021.1 da Uece

22 de setembro de 2021 - 11:22


O evento segue até esta quarta-feira (22/9), pela internet

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início, na última segunda-feira (20/9), ao semestre letivo 2021.1, com a já tradicional Semana de Integração. O evento foi aberto com transmissão ao vivo pelo canal da Uece no Youtube e seguirá até esta quarta-feira (22/9), pela internet. Na mesa virtual, estavam presentes, para dar as boas-vindas aos estudantes, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira.

“O dia é muito especial, a semana é muito rica. A semana foi aberta com o centenário de Paulo Freire, que é a resposta mais altiva do povo brasileiro ao negacionismo. Ao dizer ‘esperançar’, ao cravar o verbo, ele estava dando um salto da qualidade da educação brasileira, dizendo que a educação precisava ser inclusiva, que a educação precisava compreender que os operários, os pobres, os oprimidos, tinham, sim, o direito à formação em todos os níveis. Ele sabia que o nosso povo, simples, pobre, mas muito capaz, muito inteligente, precisava chegar na universidade e precisava do apoio do poder público para chegar à universidade… É semana, é freireana, é de inclusão, é de debate…”, destacou o secretário Inácio Arruda.

O evento que tem como principal objetivo integrar alunos novos e veteranos, servidores técnico-administrativos, professores e gestores acadêmicos da instituição, da capital e do interior do Estado. Com o intuito de ser uma universidade cada vez mais inclusiva, o evento foi acessível, com a participação de intérpretes de Libras e disponibilização de janela de audiodescrição.

O reitor da Uece, professor Hidebrando Soares, deu as boas-vindas aos estudantes, em especial aos calouros, e explicou: “a compreensão que vocês devem ter da universidade deve ser efetivamente dialética. Essa universidade pública, gratuita, de qualidade, com grande destaque nacional e até internacional, é também uma universidade com grandes desafios. Precisamos compreender a Uece multicampi, com 10 campi no interior do estado do Ceará e três na capital. Atuante em 30 polos de educação a distância, somos, hoje, uma das maiores ofertantes de educação a distância, entre as universidades estaduais, do país. É por essa universidade que vocês estão sendo acolhidos e acolhidas hoje”.

O reitor falou também do otimismo. “É com grande alegria que estamos aqui recebendo todos vocês na Semana da Integração para o início de mais um semestre letivo que ocorre ainda de forma remota, mas com o mesmo espírito de união e de otimismo que sempre nos guiou ao longo dessa trajetória de 46 anos de existência da Uece. Falo em otimismo porque esse sentimento sempre está presente, principalmente, no início de ciclos, e o início do semestre é um deles. [No contexto da pandemia], todos nós precisamos adotar novas atitudes cotidianas e a realização das atividades remotas, desde 2020, representa a escolha pela preservação da vida e da saúde de nossa comunidade acadêmica e de seus familiares”.

Após explanar sobre os desafios previstos para a Universidade e, ainda, parabenizar os novos estudantes, o reitor finalizou: “Viva Paulo Freire, o patrono da Educação brasileira, que tanto nos orgulha!”. O evento de abertura prosseguiu com a palestra “Ensino Remoto e Cuidados com a Saúde”, proferida pela docente do curso de Nutrição da Uece, Carla Soraya Maia.

A Semana de Integração terá, nesta quarta-feira (22), também pelo canal da Uece no YouTube, a mesa-redonda sobre o tema “Trajetórias, lutas e memórias do movimento estudantil na Uece”, com os ex-alunos da Uece: deputado estadual Acrísio Sena e vereador de Fortaleza Ronivaldo Maia; e com o professor do curso de História e chefe de Gabinete da Reitoria, Altemar Muniz. Os demais dias contam com programação específica dos cursos, Centros/Faculdades e Centros Acadêmicos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Uece