Solenidade na AL destaca legado de Paulo Freire para educação brasileira

20 de setembro de 2021 - 10:07


No evento, foram homenageados educadores, filósofos, lideranças políticas e gestores, como o secretário Inácio Arruda e o coordenador de Educação Superior da Secitece, Cândido B.C. Neto

Para celebrar o centenário do educador e filósofo Paulo Freire, que em 19 de setembro de 2021 completaria 100 anos, a Assembleia Legislativa do Ceará, atendendo ao requerimento do deputado Diego Barreto, subscrito pelo deputado Dr. Carlos Felipe, realizou, na tarde da última sexta-feira (17/9), Sessão Solene no Plenário 13 de Maio. Durante a cerimônia, foram homenageados educadores, filósofos, lideranças políticas e gestores, como o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela e o secretário da Secitece, Inácio Arruda. Também recebeu homenagem o filósofo e coordenador de Educação Superior da Secretaria, Cândido B.C. Neto.

Em sua fala, Inácio parabenizou os requerentes pela iniciativa e lembrou a trajetória das mulheres homenageadas, que utilizavam o método Paulo Freire para alfabetizar outras mulheres e, assim, ajudá-las em suas reivindicações nas lutas comunitárias. “O operário era a maior preocupação do Paulo Freire. Ele queria uma educação libertadora para que o povo pudesse ser livre”, lembrou o secretário.


Humanização e autonomia

A solenidade contou com a presença virtual da viúva do educador, Ana Maria Araujo Freire, a Nita, que lembrou dos episódios que ajudaram Paulo Freire a desenvolver o método que o credenciou ao título de um dos maiores educadores do mundo. “Ele aprendeu com os operários e lutou a vida inteira para inserir essa camada da população na sociedade. Foi com eles que descobriu que a educação é um ato de amor”. A homenageada também destacou o trabalho de Freire em prol da humanização das pessoas e da autonomia do aluno dentro da sala de aula.

Considerado patrono da educação brasileira, Paulo Freire nasceu em Recife/PE e é reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960, aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte.

Receberam homenagens da Assembleia Legislativa, ainda, a educadora do Departamento de História da UFC, Luiza Teodoro (in memoriam); a educadora da Universidade Biocêntrica e do Centro de Desenvolvimento Humano (CDH), Maria Ruth Barreto; o sociólogo e pedagogo José Cordeiro de Oliveira; os professores da Universidade Estadual do Ceará Luiz Oswaldo Santiago e Sandra Maria Gadelha; a tesoureira geral da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc), Maria da Penha Matos Alencar, e o vice-presidente da Apeoc, Francisco Reginaldo Ferreira Pinheiro.

Seminário Internacional

Para celebrar o centenário do patrono da educação brasileira, a Secitece promoverá o Seminário Internacional Paulo Freire. O evento integrará a programação da Feira do Conhecimento Digital, a ser realizada entre os dias 24 e 26 de novembro de 2021, de forma virtual. O Seminário vai contar com especialistas nacionais e internacionais, que discutirão o legado do educador pernambucano, mundialmente reconhecido pelo método de alfabetização de adultos, que prioriza uma abordagem anti-opressiva e não autoritária.