Inclusão: projeto de Formação em Libras inicia novas turmas

16 de setembro de 2021 - 11:18

O FORMELIBRAS tem promovido a inclusão dos surdos por meio da democratização e interiorização do ensino da Língua Brasileira de Sinais

A Secitece e o Instituto Centec iniciaram, no último dia 13/9, duas novas turmas do Projeto de Formação em Libras (FORMELIBRAS). A aula inaugural, em formato virtual, contou com a participação do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo. O gestor saudou os estudantes desta iniciativa que, desde a sua implantação, em 2020, já atendeu quase 300 pessoas em pelo menos 23 municípios cearenses.

O projeto nasceu no CVT de Beberibe, coordenado pela professora Virgínia Tavares. A iniciativa tem promovido a inclusão dos surdos por meio da democratização e interiorização do ensino de Libras para ouvintes, com cursos modulares de 80 horas cada. É liderado pela Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti/Centec), sob a condução de Hermínio Lima, com aulas ministradas pela professora de Libras Rejane Moreira.


Rejane lembrou, durante a aula inaugural, que no próximo dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional e Estadual do Surdo. “A data marca a luta de um Povo no Brasil e no Ceará pelas conquistas alcançadas e o reconhecimento de sua língua, história e cultura. Que possamos ter cada vez mais pessoas sensíveis com a formação em Libras e na inclusão do surdo, com ‘mãos que se transformam em sinais; e sinais que se traduzem em palavras‘”, destacou.