No Dia do Estudante, Secitece participa da entrega do novo campus da UVA na Ibiapaba

12 de agosto de 2021 - 09:53


Na tarde desta terça-feira, 11 de agosto, Dia do Estudante, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, ao lado do governador Camilo Santana, participou da solenidade de entrega do novo campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) na Ibiapaba. O evento foi transmitido ao vivo através das redes sociais, e significa um marco importante para aqueles que cursam ou pretendem cursar o ensino superior na Serra da Ibiapaba. Localizado na cidade de São Benedito, a nova estrutura vai atender diretamente a população de nove municípios: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Para o secretário Inácio Arruda, a instalação de um campus da UVA na Serra da Ibiapaba vai acelerar o desenvolvimento da região e trazer inúmeros benefícios para a população local. “Trata-se de uma conquista histórica da Serra da Ibiapaba, que vai garantir o acesso a educação pública, gratuita e de qualidade para a juventude que não tem condições de arcar com deslocamento e fica fora da universidade”, destacou Inácio.

De acordo com o governador Camilo Santana, a inauguração do novo campus reafirma o compromisso do governo do Ceará com a educação. “Quero parabenizar todos os alunos e alunas do Ceará nesse dia, todo esse esforço que temos feito é para vocês, pois acreditamos que a única forma de mudar o mundo, e de ter um caminho para um país justo e que liberta é através da educação. Infelizmente o Brasil vive um retrocesso na educação através do Governo Federal, mas nós aqui no Ceará continuamos remando contra a maré ao investir de forma continuada em políticas públicas para a educação. Não somos um Estado rico, mas temos reconhecimento e destaque no Brasil em ter uma educação de qualidade, de um estudo continuado, e que dá oportunidade à todos os nossos alunos, da primeira infância ao ensino superior, e temos esse campus como exemplo”, apontou Camilo.

Além do governador Camilo Santana e do secretário Inácio Arruda, participaram da cerimônia: o reitor da UVA, Fabianno de Carvalho; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; a deputada estadual Augusta Brito e o deputado federal Idilvan Alencar, representando os demais deputados presentes; o prefeito de São Benedito, Saul Maciel; o ex prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves; prefeitos e vereadores das cidades circunvizinhas.

Processo seletivo
A inauguração do campus da UVA na região da Ibiapaba também marcou o lançamento do edital do vestibular para os cursos que serão sediados no local. As provas estão previstas para 3 de outubro e o início das aulas está agendado para 25 de outubro.

Inicialmente, serão implantados os cursos de Administração e Pedagogia, com 40 vagas semestrais para cada curso. Pedagogia funcionará pela manhã, enquanto as aulas de Administração serão à noite. A oferta de cursos leva em consideração as características e demandas econômicas locais. Assim, pela forte presença do agronegócio, está em estudo a inclusão futura de cursos como a graduação em Agronomia.

“Estamos agora fazendo a expansão das nossas universidades, construindo o nosso primeiro hospital universitário na Uece, porque tivemos apoio da bancada federal, e será um dos maiores do Norte-Nordeste. Com esse Campus em São Benedito estamos expandindo um sonho de trazer para a Serra da Ibiapaba o ensino superior, um campus que atenderá a região. Primeiro com Administração e Pedagogia, mas devemos trazer outros cursos para cá. Falando em extensão, o próximo campus fora de Sobral da UVA deverá ser no Litoral Norte, em Camocim”, ressaltou Camilo Santana.

Estrutura
O campus Ibiapaba da UVA está instalado onde funcionava a Escola João Batista Brandão, e conta com 10 salas de aula; sala de informática; biblioteca com duas salas de estudo; auditório com 200 assentos; ampla área de convivência, setor administrativo e salas de professores.

Estudante da Escola de Ensino Médio Ministro Antônio Coelho, a moradora de São Benedito Mikaele Oliveira já vislumbra um futuro melhor com novas oportunidades após a inauguração do campus em sua cidade. “Desde pequena eu estudo em colégio público e sempre sonhei em cursar um ensino superior. Até então, em São Benedito ou aqui perto eu nunca pensei que fosse possível, mas agora com o campus da UVA posso transformar esse sonho em realidade. É uma notícia que traz paz ao nosso coração, pois agora é possível se formar e ter um curso superior sem precisar sair de nossa cidade. Me acostumei a ver familiares e amigos tendo que se deslocar diariamente ou de forma definitiva para longe da sua cidade para ter uma oportunidade de estudar e fazer um ensino superior, tendo de ficar longe da família ou tendo muitos gastos. Agora a história será diferente”, celebra a jovem de 17 anos.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará