Edital do processo seletivo para professor de Medicina e Turismo da Urca é enviado ao DOE

3 de agosto de 2021 - 11:16


Serão 25 vagas destinadas ao curso de Medicina, em várias especialidades, e 12 vagas para o curso de Turismo

Na tarde desta segunda-feira (2/8), o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, encaminhou para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) o edital do processo seletivo destinado à contratação de professor substituto e temporário para os cursos de Medicina e Turismo da Universidade Regional do Cariri (Urca). São 25 vagas para Medicina, em várias especialidades, e 12 vagas para o curso de Turismo.

O MedUrca será integrado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade, ofertando a modalidade presencial com 60 vagas anuais (30 por semestre), funcionando em tempo integral, com carga horária de 7.860 horas. O objetivo é formar profissionais com foco na Atenção Primária à Saúde, com visão humanista, crítica, reflexiva e ética.

A ideia de criação do MedUrca surgiu por meio do governador Camilo Santana como forma de expandir a oferta de ensino superior público no Estado, reforçando a política de inclusão social e suprindo a carência de profissionais de Medicina no Ceará. A aprovação do curso se deu graças ao conjunto de esforços envolvendo Uece, Urca e UFCA, além de instituições como a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Secretaria da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para Inácio Arruda, esta é “uma conquista de grande importância e significado para o trabalho de expansão e interiorização do ensino superior do Ceará”. Ele destaca a importância da formação de profissionais médicos, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a melhoria do atendimento da população. “O Governador Camilo Santana, com a decisão de implantar o curso de Medicina no Cariri, buscou consolidar um polo de saúde na região, aumentando, assim, a oferta de prestação de serviço ao povo cearense”.

Curso de Turismo

Já o curso de Turismo ofertado pela Urca terá 40 vagas anuais e ampliará a possibilidade de fortalecimento do desenvolvimento regional, pela oportunidade de qualificação de diversos segmentos e atores do trade turístico, que no Cariri e Centro-Sul assume amplas dimensões (turismo religioso, cultural, científico, ecológico, de lazer, de negócios, dentre outros). O curso vai funcionar, inicialmente, na escola Martiniano de Alencar, no largo do Rosário, em Barbalha, no período noturno.

Para o reitor Lima Júnior, o curso de Turismo representa um importante projeto da Urca que ganha concretude e que terá seu ambiente de práticas pedagógicas de formação no rico patrimônio turístico, no território do Geopark Araripe, no Hotel Municipal do Caldas, além de um novo campus, cujo projeto e garantias já avançam com apoio do Governo do Ceará, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Barbalha, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e de toda a comunidade acadêmica.