URCA abre o IV Congresso Nacional de Direito e XI Semana de Direito

2 de agosto de 2021 - 09:36

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do campus de Iguatu, abre a partir das 8h desta segunda-feira, dia 2, o IV Congresso Nacional de Direito e XI Semana de Direito. A solenidade contará com uma homenagem ao professor Ismael Lopes de Araújo (in memoriam) e será aberta pelo Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ Lima Júnior.

O evento terá transmissão pelo canal do Youtube da URCA. Serão proferidas conferências, na abertura, pelos grandes juristas Dr. Willis Santiago Filho e Dra. Flávia Piovesan, e, no encerramento, com participação do Ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ, Dr. Reynaldo Fonseca, e da Dra. Paola Cantarini.

Com palestras, conferências, minicursos, debates e apresentações de artigos científicos, o evento acontece entre 02 e 06 de agosto. O IV Congresso Nacional de Direito e a XI Semana de Direito da URCA – UDI /Iguatu – terá como temática central “Direito e a COVID-19: os reflexos da pandemia nas questões jurídicas”.

O evento (100% gratuito e on-line) homenageará o Professor Ismael Lopes com descerramento de placa (em seu nome) do Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito da URCA/Iguatu.

Haverá 10 painéis de Palestras e Cursos de Direito Constitucional, Direito Ambiental e Administrativo, Direito Penal e Processual Penal, Direito Tributário e Processual Civil. Contaremos com inúmeros palestrantes e ministrantes da PUC-SP, da Universidade Federal do Ceará, da PUC-Rio e UNIRIO, da Universidade Regional do Cariri, da UFRGS, da ULISBOA/ISCSP, e ainda, Procuradores do Município, Delegados, Juízes, Defensores Públicos, Assessores Jurídicos e Advogados, que brindarão o evento com importantes reflexões sobre as modificações sociais, econômicas, culturais e políticas do país, decorrentes da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a fim de alcançar seus impactos no âmbito jurídico.

No encerramento do evento haverá premiações com Certificação de Honra ao Mérito, os três melhores artigos submetidos à apreciação da nossa Comissão Científica, e todos os artigos aprovados e os ensaios dos conferencistas e palestrantes serão publicados em E-Book, promovido e financiado pela URCA.