Secitece promove encontro virtual com cientista-chefe de Educação

16 de julho de 2021 - 11:37

Na reunião, Jorge Lira mostrou os modelos de avaliação adotados atualmente, a exemplo do Sisedu

A Secitece promoveu, na última quinta-feira (15/7), um encontro virtual entre o cientista-chefe de Educação, Jorge Lira, e representantes de instituições vinculadas e de ensino superior e profissional. Participaram do momento o secretário Inácio Arruda; o reitor da Urca, Lima Júnior; o presidente do Nutec, Francisco Magalhães; o presidente do Centec, Silas Alencar; o diretor da Fatec Sertão Central, Jardel Paixão, dentre outros.

Na reunião, Jorge Lira mostrou os modelos de avaliação que estão sendo usados para acompanhar e aprimorar as políticas públicas e a aprendizagem dos alunos. O cientista-chefe ressaltou a utilização, pelo Governo do Ceará, do Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (Sisedu), plataforma de referência em termos de produção de diagnóstico em rede. A tecnologia é baseada na matriz dos saberes, que permite aos gestores e professores a leitura e a decodificação das informações, possibilitando intervenções como o uso de currículos mais flexíveis aos diferentes níveis de aprendizagem.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo, ressaltou a importância desse tipo de atividade, que visa à formação de estudantes cidadãos, citando o educador Paulo Freire, ao afirmar que o ato de ensinar não significa transferir conhecimento, “mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção”.