UVA e UFC assinam Termo de Cooperação nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão

15 de julho de 2021 - 10:09


A importância do acordo entre as duas instituições foi destacada pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda

Os reitores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) assinaram, na manhã desta quarta-feira, 14 de julho de 2021, Termo Cooperação Técnico-Científica para execução de ações nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. O documento, assinado em solenidade realizada na Reitoria da UFC, em Fortaleza, prevê a cooperação para a criação e realização conjunta de cursos de graduação e de pós-graduação lato senso e strictu senso.

O Termo de Cooperação estabelece também como ações a serem desenvolvidas pelas signatárias, projetos de conjuntos de investigação, elaboração de estudos científicos e técnicos; iniciativas de dinamização e promoção do ensino, por meio de ciclos de conferências, palestras e seminários; parcerias para a transferência de tecnologia; qualificação do corpo docente em nível de pós-graduação; e elaboração e execução conjunta de projetos de extensão, com possibilidade de participação de discentes e docentes em projetos em andamento nas instituições.


Durante a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação, o reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho, lembrou a “relação de parceria entre as duas universidades que possibilitou a criação do Curso de Direito da UVA, feita em parceria com a UFC em 1997, e a implantação da Faculdade de Medicina da UFC em Sobral, que iniciou suas atividades em abril de 2001, no Centro de Ciências da Saúde da UVA”.

O reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho afirmou que “a ampliação dessa importante parceria possibilitará, a partir deste convênio, a criação do Curso de Graduação em Agronomia da UVA, a ser implantado no campus da Ibiapaba, em São Benedito, e do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, que deverá ser ofertado no campus de Camocim, que já tem autorização do Governador Camilo Santana para ser instalado”, disse.

A importância do acordo entre as duas instituições foi destacada pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. “Este convênio oficializa a parceria, já existente há tempos entre UVA e UFC, em um pacto histórico pelo desenvolvimento da Ciência e da Pesquisa em nosso Estado e pelo qual cumprimento as duas universidades, em nome do Governador Camilo Santana”, disse o secretário da SECITECE.

O reitor da UFC, José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, resaltou a importância do convênio com a UVA, lembrando que “é importante que a Ciência trabalhe junta, pois quem ganha é a sociedade e, às vezes fazemos convênios com instituições distantes, como a China, e deixamos de fazer com nossos talentos que estão ao nosso lado”, disse.

A relação entre as duas instituições também foi assinalada pelo reitor da UFC. “Estamos formalizando o estreitamento das relações entre duas universidades irmãs, que já caminham juntas há muito tempo”, disse Cândido Albuquerque, acrescentado que “este convênio não ficará no papel, ele será materializado, e é com este espírito de amizade que iremos caminhar juntos com a UVA”.

Também estiveram presentes à assinatura do Termo de Cooperação a vice-reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne; o vice-reitor da UFC, Glauco Lobo; os deputados estaduais Augusta Brito e Sérgio Aguiar; a prefeita de Camocim, Elizabeth Magalhães; a chefe de Gabinete da Reitoria da UVA, Gabriela Cavalcante; e pró-reitores da UFC.


Fonte: Assessoria de Comunicação da UVA