UVA e UFC discutem convênio e parcerias em graduação, pós-graduação e assistência estudantil

24 de junho de 2021 - 10:11

O reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho e a Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne (UVA) foram recebidos pelo reitor Cândido Albuquerque e o vice-reitor Glauco Lobo (UFC) para tratar de convênio entre as duas universidades, em 14/06/2021, em Fortaleza.

Os reitores e vice-reitores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) se reuniram para discutir a criação de convênio entre as duas instituições nas áreas de ensino de graduação e pós-graduação e a cooperação em assistência estudantil. A reunião ocorreu em 14 de junho de 2021, na Reitoria da UFC, no campus Benfica, em Fortaleza.

O reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho, e a vice-reitora Izabelle Mont’Alverne foram recebidos pelo reitor da UFC, Cândido Albuquerque e pelo vice-reitor José Glauco Lobo Filho.

A parceria para a criação de um Curso de Graduação em Agronomia na UVA, a exemplo do Curso de Direto, criado em 1997 por meio de Convênio firmado entre a UVA, a UFC e a Prefeitura de Sobral, foi um dos assuntos tratados. “Nossa pretensão é, em cooperação com a UFC, ofertarmos o Curso de Agronomia no campus da UVA, na Ibiapaba”, afirma o Professor Fabianno.

A possibilidade de um convênio amplo entre as instituições incluiria a oferta de novos cursos de pós-graduação lato sensu e a criação, na UVA, do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família. “Pretendemos ampliar a formação acadêmica na UVA, onde já ofertamos em parceria com a RENASF [Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família] o mestrado profissional e o doutorado profissional nessa área”, explica a Professora Izabelle.

Os reitores também discutiram a parceria na área da Assistência Estudantil, com a cooperação técnica no atendimento psicossocial de estudantes da UVA, por meio de projeto de extensão do Curso de Psicologia do campus da UFC, em Sobral.

Na avaliação do reitor da UVA, “a conversa com o reitor da UFC foi muito produtiva e prazerosa, e tivermos a oportunidade de discutir parcerias importantes para as duas Instituições, no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, e importante também para o desenvolvimento da nossa região”, afirma o Professor Fabianno.