Secitece e Prefeitura de Maracanaú firmam parceria para oferta de novos cursos pelo CVT

22 de junho de 2021 - 11:32

A parceria vai permitir o atendimento às demandas do Polo Industrial do município

Os moradores de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, terão mais oportunidades de qualificação profissional, graças a uma parceria firmada entre o Governo do Ceará/Secitece e a Prefeitura do município. O evento aconteceu nesta segunda-feira (21/6), durante visita do secretário Inácio Arruda às instalações do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da cidade, juntamente com o prefeito Roberto Pessoa, o presidente do Instituto Centec, Silas Alencar, o secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo, e o secretário de Assistência Social e Cidadania, Chico Barbeiro.

A nova parceria vai permitir ao CVT ampliar o número de cursos profissionalizantes ofertados à população, bem como o aumento da quantidade de vagas oferecidas. A estrutura da unidade também deverá passar por melhorias, como forma de expandir sua atuação dentro da cidade. A articulação foi liderada pelo secretário Inácio Arruda e deverá suprir as demandas de cursos tecnológicos para o município, que hoje conta com um movimentado Polo Industrial.

Atualmente, o CVT oferta 24 cursos em diversas áreas, como Mecânica, Edificações, Programação, Marketing, Metrologia, Eletricidade, Nutrição, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Educação, e Segurança do Trabalho. No encontro, foram visitados os laboratórios de Química, Física, Biologia, Eletromecânica , Informática, dentre outros espaços.

O prefeito Roberto Pessoa aproveitou a visita para solicitar apoio da Secitece e do CVT para que os cursos do programa Universidade Operária sejam ofertados dentro da unidade. A iniciativa alia educação básica e formação técnica.

Participaram também do encontro o vice-prefeito Neton Lacerda; a diretora do CVT de Maranguape e Maracanaú, Juliana Campos Lage, o secretário de Educação, George Valentim; o secretário de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Júnior Gadelha; o secretário Especial de Integração de Políticas Sociais, Prof. Marcelo Farias; o secretário de Comunicação, Erivelto de Sousa; e representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Tecnológica, Ana Paula e Antomauro Montezuma.