Recursos para C&T: Inácio defende incremento e desburocratização para estados do NE
21 de junho de 2021 - 16:53
Secretário participou do I Simpósio de Articulação em Ciência e Tecnologia para o Nordeste, promovido pelo Cetene e INSA
Durante participação no I Simpósio de Articulação em Ciência e Tecnologia para o Nordeste (Siactec-NE), o secretário Inácio Arruda defendeu o incremento, pelo Banco do Nordeste, da oferta de crédito para os estados, além da desburocratização no acesso aos recursos. “Somos uma Região com potencial enorme. Por isso, é preciso mais ousadia em relação aos investimentos e à oferta de recursos, inclusive os não reembolsáveis, para que possamos reforçar as nossas estruturas de C&T”, destacou.
O Simpósio aconteceu nesta segunda-feira (21/6), em formato virtual, e foi organizado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), em conjunto com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), com o objetivo de promover a articulação entre Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e governos estaduais do Nordeste.
No evento, Inácio apresentou o ecossistema cearense de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, com suas universidades estaduais e federais, centros privados, faculdades de tecnologia e institutos, além de todo o sistema integrado de pesquisa e desenvolvimento (P&D), a exemplo do programa Renorbio e das unidades da Fiocruz e do INPE instaladas no estado. O secretário também mencionou os editais lançados, como o InovaFIT e o Conecta, bem como os programas de bolsas de amparo à pesquisa da Funcap, que investiram, só no ano de 2020, R$ 70 milhões.
Em relação à atração de empresas e melhoria da estrutura de C&T, Inácio destacou o programa Cinturão Digital, realizado em parceria com o MCTI e que ajudou no estabelecimento de 500 novos negócios no Ceará, gerando, além de emprego e renda, arrecadação tributária. A situação de Fortaleza, considerada o ponto mais conectado do mundo com a instalação de cabos submarinos, e a formação de pessoal qualificado na área de tecnologia, também foram mencionados pelo secretário da Secitece.
Rede Nordeste de Inovação Tecnológica
Visando uma maior aproximação do MCTI junto ao Nordeste, foi lançada, ao final do Simpósio, a ReNIT – Rede Nordeste de Inovação Tecnológica, composta por representantes de órgãos e entidades públicas que atuam na promoção e no fomento de atividades de pesquisa, de desenvolvimento de novas tecnologias e inovação, consideradas relevantes para o processo científico e tecnológico nordestino.