Centec e IDT: nova parceria visa empregabilidade de alunos e otimização da qualificação
16 de junho de 2021 - 17:49
O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) firmaram, nesta quarta-feira (16/06), um Acordo de Cooperação Técnica para viabilizar o encaminhamento de alunos para vagas de empregos em todo o Ceará e para detectar as necessidades de qualificação da mão de obra demandada pelas empresas.
Além disso, serão realizadas ações para promover a integração e o fortalecimento das políticas de promoção do emprego, do trabalho, do empreendedorismo e de formação profissional e tecnológica em âmbito estadual, coordenadas pelas Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
O presidente do Centec, Silas Alencar, destaca que esta é a concretização de um namoro antigo. “IDT, com sua expertise de promoção de emprego e trabalho, e o Centec, com sua capacidade tecnológica de capacitação, uniram-se para compartilhar ações distintas, mas que congregam em prol do trabalhador cearense”, disse o gestor.
Já Vladyson Viana, presidente do IDT reforça que a parceria “possibilitará a intermediação de mão de obra e a qualificação de forma integrada. Isto é um avanço para todos os trabalhadores cearenses,” comemora ele.
O diretor de Extensão Tecnológica, Hermínio Lima, responsável pelos cursos de qualificação profissional ofertados semanalmente pelo Centec, disse que a assinatura do acordo é um marco fundamental para a atuação das duas Organizações Sociais: “o Centec trabalhando na formação da mão de obra em todas as regiões do Estado do Ceará e o IDT na inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho. Estas duas instituições estão dando as mãos para buscar novos caminhos para a empregabilidade dos jovens e adultos capacitados pelo Centec nos Centros Vocacionais Tecnológicos, Centros Vocacionais Técnicos e Faculdades de Tecnologia”, explica o diretor.
Sobre o Acordo
Por intermédio desse instrumento formal de parceria interinstitucional, essas duas organizações sociais desenvolverão, de forma pioneira, sistemática e planejada, ações de sensibilização dos treinandos egressos dos cursos de formação profissional, promovidos pelo Centec, em todo o Estado do Ceará, para o cadastramento desta clientela nos Sistemas “Emprega Brasil” e “Empreende+”, tornando-a ativa para as ações de intermediação de mão de obra para as vagas ofertadas pelo setor formal, ou para a prestação de serviços autônomos, executadas pela Rede IDT/SINE, de acordo com as necessidades e requisitos estabelecidos pelas empresas contratantes, ou pelos clientes demandantes do trabalho autônomo.
Desta forma, ampliam-se e renovam-se continuamente os cadastros, com mão de obra recém-qualificada, e melhora-se a qualidade dos bancos de profissionais do Sistema Público de Emprego do Estado do Ceará, potencializando a (re) colocação desses treinandos no mercado de trabalho local, gerando integração na execução das políticas públicas em prol do trabalho, renda e capacitação profissional.
Por fim, as ações desenvolvidas com base na cooperação técnica ora firmada também se voltarão para o levantamento de informações acerca das necessidades de qualificação da mão de obra demandada pelas empresas parceiras da Rede IDT/SINE, bem como de ocupações emergentes nas empresas ou exercidas por profissionais autônomos, com procura crescente por seus serviços.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Centec, com informações do IDT.