UAB 15 ANOS – UAB democratiza o ensino superior no Ceará

9 de junho de 2021 - 16:46

Com 13 anos de funcionamento, o Polo do Centro Vocacional Tecnológico de Beberibe formou 681 pessoas e tem 470 matriculados

Na última terça-feira, 08 de junho, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), iniciativa da CAPES, completou 15 anos e Beberibe, no interior do Ceará, é um de seus muitos casos de sucesso. O município é, desde 2008, ponto de apoio presencial da UAB e, atualmente, oferece 14 cursos superiores, sendo 13 graduações e uma especialização. Em 13 anos de funcionamento, o Polo do Centro Vocacional Tecnológico (CVT/UAB) de Beberibe formou 681 pessoas e possui 470 alunos matriculados.

Virgínia Tavares, coordenadora do local, conta que a UAB, além de formar professores, “vem para democratizar e interiorizar o ensino superior no Brasil”. Ela explica que o sistema transforma vidas através do conhecimento porque são pessoas que antes não teriam possibilidade de cursar o ensino superior. “De repente, essas pessoas terminam o ensino superior, são aprovados em concursos públicos. São servidores públicos que estão no mestrado, no doutorado”, emociona-se.

Virgínia Tavares, coordenadora do polo, que ficou em 2º lugar nacional no Prêmio “EaD em Ação”, organizado pela CAPES, em 2020 (Foto: Arquivo pessoal)

Daniel Morais, que está terminando o curso de Ciências Biológicas, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), fala da importância que a UAB teve para a sua família: “esse vestibular, que eu fiz com 24 anos, foi muito importante para mim”. Seus pais trabalhavam e puderam voltar aos estudos, assim como seu irmão. “Hoje somos quatro pessoas com nível superior. A gente tem muito a agradecer”, diz.

Outra história marcante é a do ex-aluno de Ciências da Computação, Eliakim Gama, doutorando na mesma área pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). “Tenho muita gratidão pelo que a Universidade Aberta do Brasil e a Uece me proporcionaram”, afirma.

Com 13 anos de funcionamento, polo oferece 14 cursos superiores (Foto: Arquivo pessoal)

Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES fala sobre a ação de promoção da educação a distância (EaD) do governo federal. “A formação de professores da educação básica é uma das missões da CAPES, concretizada nos últimos anos, em grande parte, pela oferta de cursos do Sistema UAB. Hoje temos polos UAB espalhados por 850 municípios, em todas as regiões do País. Isso demonstra o potencial de atendimento e de capilaridade desse importante programa”.

O polo de Beberibe recebeu o 2º lugar nacional no Prêmio “EaD em Ação”, organizado pela CAPES, em 2020. Segundo Virgínia Tavares, o reconhecimento fortalece a unidade, sendo uma demonstração de que as ações estão no caminho certo e alguns diferenciais contribuíram para esta conquista. “Equipe dedicada e comprometida com a produção científica, eventos acadêmicos, apoio do poder público, nossos alunos – que investem e se destacam na iniciação científica – e as universidades parceiras”, comemora.

Eliakim Gama, ex-aluno de Ciências da Computação, polo Beberibe/CE – UAB/Uece (Foto: Arquivo Pessoal)

Polo de Beberibe formou 681 pessoas e tem 470 matriculados (Foto: Arquivo Pessoal)

Universidade Aberta do Brasil

Criado em 2006, o Sistema UAB é integrado por 133 instituições públicas de ensino superior, com 890 polos parceiros, para facilitar o acesso à educação. São 121 mil matriculados. Em 14 anos, 272 mil alunos se formaram.

Pela modalidade de educação a distância, o Sistema UAB leva a universidade pública de qualidade a locais distantes e isolados do País, facilitando iniciativas que estimulam a parceria entre governos federal, estaduais e municipais, com as instituições públicas de ensino superior. Sua meta principal é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), por isso, as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CAPES