SRH lança Plano de Tecnologia e Cogerh apresenta Programa de Inovação

9 de junho de 2021 - 16:36

O Plano foi concebido através do Programa Cientista-Chefe, fomentado pela Funcap, órgão vinculado à Secitece

A Secretaria dos Recursos Hídricos lançou, na manhã desta quarta-feira (9/6), em cerimônia virtual, o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do órgão. No evento também foi lançado o programa Desafios Cogerh no Âmbito da Inovação. Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, o setor de recursos hídricos sempre apresentou grandes experiências de cooperação entre Governo e Academia. “Essa parceria entre Estado e universidades já gerou relevantes ações no enfrentamento da escassez hídrica”.

O Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Recursos Hídricos foi concebido através do Programa Cientista-Chefe, fomentado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e faz parte do Planejamento de Recursos Hídricos do Estado e do Plano Estadual de Recursos Hídricos. A construção do Plano foi um passo essencial para a conexão da ciência e da pesquisa com as necessidades da Política de Recursos Hídricos do Estado, visando enfrentamento dos desafios de forma a buscar a melhor resposta que a ciência possa oferecer à atividade e/ou problemática da água.

Presente à solenidade, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, intensificou a importância do Programa Cientista-Chefe dizendo que “a flexibilidade e o entrosamento do Governo com a ciência tem gerado grandes frutos para o Ceará. Essa iniciativa da Secretaria dos Recursos Hídricos, em unir a tecnologia e a ciência com a gestão hídrica é importantíssima para o desenvolvimento. Hoje é preciso ficar em sintonia com as inovações tecnológicas, buscando parcerias que gerem o crescimento econômico do nosso Estado”.

O Plano, que contém 56 páginas, formula a demanda de inovação das organizações do setor de recursos hídricos em termos precisos, sob a forma de projeto de pesquisa aplicada com uso de tecnologia e/ou projeto de inovação. Sua construção contou com a participação de diversas instituições do setor de recursos hídricos, como Cogerh, Sohidra, Funceme e Cagece, sob a liderança da SRH.

O diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgoto do Ceará, Neuri Freitas, fortaleceu a importância de ter a ciência e a tecnologia como aliadas de grandes projetos. “A Cagece possui parcerias com a UFC, Unifor e outras universidades para pensar inovações visando a água e a agricultura. Atualmente o órgão possui um edital em parceria com a Funcap, para atrair quem estudiosos que estejam dispostos a ajudar com conhecimento e novas ideias”.

Para acessar o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Recursos Hídricos, clique aqui.

Desafios Cogerh no Âmbito da Inovação

O novo programa da Companhia de Recursos Hídricos do Ceará foi apresentado pela diretora Débora Rios, que apresentou as ações que serão aplicadas, no ambiente interno e externo, para melhorar a qualidade do funcionamento do órgão, através de ações tecnológicas.

Segundo o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, o órgão se encontra em total sintonia com o trabalho de inovação e tecnologia. “A Cogerh possui uma coordenadoria que trata todas as ações ligadas à ciência e tecnologia. Hoje, com esse novo programa, a ideia é aplicarmos cada vez mais ações em parceria com a universidade”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SRH