Divulgada lista de projetos selecionados na 1ª etapa do Ceará Faz Ciência

8 de junho de 2021 - 10:50

As equipes classificadas nesta primeira fase seguem para a segunda etapa, de caráter Eliminatório

A Secitece divulga a lista de projetos selecionados na primeira etapa do concurso estadual Ceará Faz Ciência. Os detalhes das equipes classificadas para esta fase podem ser conferidos no site www.cearafazciencia.com.br ou clicando aqui.

O concurso movimenta estudantes e professores dos ensinos Fundamental II e Médio/Técnico/Profissionalizante de escolas públicas e privadas do Estado. É uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secitece, com o objetivo de popularizar o conhecimento científico entre crianças e jovens.

Este ano, a mostra será totalmente virtual e os projetos abordam, preferencialmente, a temática ”A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2021.

As equipes classificadas nesta primeira etapa seguem para a segunda fase, de caráter Eliminatório, em que deverão encaminhar um vídeo de até cinco minutos apresentando o trabalho. O cronograma do concurso foi ajustado para proporcionar um prazo maior para a preparação do material exigido (vídeo). Os selecionados na segunda fase vão para a Final, onde cada time demonstrará o experimento ao vivo e de forma virtual para a comissão de Avaliação, que escolherá os projetos vencedores.

A Comissão de Avaliação é formada por professores especialistas em Educação, Pesquisa e Metodologia Científica, que irão julgar os trabalhos utilizando critérios como oratória, inovação, visão empreendedora, uso de tecnologias inclusivas e relevância social.

Premiação
Todos os projetos selecionados receberão certificados de participação e os alunos finalistas ganharão óculos de realidade virtual. Os projetos classificados em 1º, 2° e 3° lugares, mais a equipe feminina selecionada, irão participar da Feira do Conhecimento Digital, a ser realizada em outubro.

SERVIÇO
Divulgação dos projetos classificados na primeira etapa do concurso Ceará Faz Ciência
Lista disponível em www.cearafazciencia.com.br ou clicando aqui
Realização: Governo do Ceará/Secitece