Inácio participa do lançamento de livro comemorativo do centenário do eclipse de Sobral

1 de junho de 2021 - 14:28

A obra é uma iniciativa da SBPC e recebeu o apoio da Secitece

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou, nesta segunda-feira (31/5), o livro “Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019”. A solenidade virtual contou com as presenças do secretário da Secitece, Inácio Arruda; do prefeito de Sobral, Ivo Gomes; do presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno; do presidente e da secretária da SBPC, Ildeu Moreira e Cláudia Linhares, respectivamente, além de outras personalidades envolvidas nas atividades de comemoração do centenário.

Em sua fala, Inácio enfatizou a notoriedade de Sobral como um dos locais mais destacados no estudo da Astronomia do país e berço para o turismo científico e pesquisas. O secretário falou ainda do comprometimento do Governo do Estado na difusão do conhecimento em Astronomia e que se reflete nos investimentos realizados na área, a exemplo da modernização dos planetários cearenses e do processo de aquisição de 26 novos equipamentos para o Museu do Eclipse, que terão foco não só na visitação, mas também na interatividade, na formação de estudantes e na produção de conteúdo sobre Astronomia e ciências afins.

De acordo com o prefeito Ivo Gomes, é muito importante que todo o trabalho desenvolvido em conjunto pelas entidades seja compilado na publicação, que representa um “marco” na história de Sobral. “O ano que antecedeu o centenário e a própria semana com a culminância do dia foi muito importante para Sobral porque a população não tinha mais muitos registros do acontecimento, portanto foi importante para a população se apropriar, se inteirar e se orgulhar do que aconteceu na cidade”, frisou Ivo Gomes.
Dividido em quatro capítulos, a obra narra como o eclipse solar de 29 de maio de 1919 tirou do anonimato o município cearense de Sobral (localizado a 230 km de Fortaleza) e se tornou o eclipse mais famoso da história moderna da humanidade. As fotografias feitas pela equipe britânica na Praça do Patrocínio, em Sobral, ajudaram a comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Einstein sobre a deflexão da luz das estrelas ao passar próximo da borda do sol. A partir desta confirmação, a teoria de Albert Einstein revolucionou a física, trazendo uma nova concepção sobre o Universo.

O presidente da SBPC, Ildeu Moreira, agradeceu a Secitece e às demais instituições que apoiaram a realização das atividades alusivas ao centenário e à publicação da obra, que registra, por meio de fotos e depoimentos, a memória das atividades comemorativas dos 100 anos do eclipse. Essas atividades ocorreram desde o início de 2018 até o final de 2019, no Ceará e em várias regiões do Brasil, com especial destaque para as ações realizadas em maio de 2019, em Sobral.

O lançamento do livro contou com as presenças do secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima; do astrofísico e professor da Universidade Federal do Ceará Daniel Brito de Freitas; do diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Demerval Carneiro Neto; e da historiadora Joyce Mota Rodrigues.

Acesse o livro gratuitamente clicando aqui.