SBPC lança livro sobre 100 anos do eclipse de Sobral que comprovou Teoria da Relatividade

31 de maio de 2021 - 10:31

Lançamento virtual do livro “Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019” será nesta segunda-feira, 31 de maio, às 14h, pelo canal da SBPC no YouTube

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza o lançamento virtual, nesta segunda-feira (31/5), às 14h, do livro Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019. Dividido em quatro capítulos, a obra narra como o eclipse solar de 29 de maio de 1919 tirou do anonimato o município cearense de Sobral (localizado a 230 km de Fortaleza) e se tornou o eclipse mais famoso da história moderna da humanidade. As fotografias feitas pela equipe britânica na Praça do Patrocínio, em Sobral, ajudaram a comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Einstein sobre a deflexão da luz das estrelas ao passar próximo da borda do sol. A partir desta confirmação, a teoria de Albert Einstein revolucionou a física, trazendo uma nova concepção sobre o Universo.

O lançamento virtual do livro Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019 ocorrerá através do canal da SBPC no YouTube. O link para participação é: https://youtu.be/sd7_T7Jo_Yo. A solenidade terá as presenças de Inácio Arruda (secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará – Secitece); Tarcísio Pequeno (presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Funcap), Ivo Gomes (prefeito de Sobral); Herbert Lima (secretário de Educação de Sobral); Ildeu de Castro Moreira (presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC) e Cláudia Linhares (secretária da SBPC).

Às 14h30, acontece a Mesa Redonda “O Eclipse de Sobral – Rememorando o Centenário”, que contará com a participação de Daniel Brito de Freitas, astrofísico e professor da Universidade Federal do Ceará; Demerval Carneiro Neto, diretor do Planetário Rubens de Azevedo; Joyce Mota Rodrigues, historiadora; e Ildeu de Castro Moreira, físico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 2019, passados 100 anos do fato histórico, a SBPC se uniu à Prefeitura de Sobral e ao Governo do Estado do Ceará, além de muitas instituições científicas, para celebrar o Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral. O evento reuniu pesquisadores brasileiros e internacionais, autoridades políticas e científicas, estudantes, professores e população local em uma grande festa da ciência. Durante três dias, a cidade de Sobral recebeu palestras, exposições e apresentações artísticas que ajudaram a propagar a história e a importância desse eclipse para a sociedade.

O livro Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019 surge com o objetivo de registrar, por meio de fotos e depoimentos, a memória das atividades comemorativas dos 100 anos do eclipse. Essas atividades ocorreram desde o início de 2018 até o final de 2019, no Ceará e em várias regiões do Brasil, com especial destaque para as ações realizadas em maio de 2019, em Sobral.

Sobre o Livro

Dividido em quatro capítulos e com 148 páginas, o livro Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019 tem organização de Ildeu de Castro Moreira (presidente da SBPC), Cláudia Linhares Sales (secretária da SBPC) e Carolina do Areal Barra Diógenes (jornalista); diagramação e designer gráfico de Julião Jr. O livro é ilustrativo e dá destaque para inúmeras fotografias, desde as imagens históricas até as imagens mais atuais feitas durante as atividades do centenário. Além disso, o livro conta com 55 depoimentos de pesquisadores brasileiros e internacionais, autoridades políticas e científicas e moradores locais.

No primeiro capítulo, o livro faz um resgate histórico sobre o eclipse de Sobral. Os leitores poderão conferir registros fotográficos antigos, como imagens da cidade, dos cientistas e dos equipamentos utilizados no dia do eclipse em 1919, além de recortes de jornais da época.

O segundo capítulo apresenta as principais ações comemorativas que antecederam o centenário do eclipse de Sobral. Destaque para o lançamento do Ano Municipal da Ciência de Sobral, a Reunião Regional da SBPC em Sobral e a I Feira de Ciências das Escolas Públicas Municipais de Sobral e a Exposição no Congresso Nacional. Nesta parte do livro também é possível ver ações desenvolvidas por entidades parceiras, como o projeto “Ciência Itinerante” do Governo do Ceará, a “I Olimpíada de Física e Astronomia do IFCE” e a exposição “Pelo Céu de Sobral” do Observatório Nacional.

O Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, realizado entre os dias 28 e 30 de maio de 2019, é o grande destaque do terceiro capítulo. Através de belas fotografias, este capítulo narra como aconteceram as palestras, o lançamento do selo comemorativo, o encontro virtual entre as autoridades do Brasil e de São Tomé e Príncipe, a Global Science Opera, o vídeo-mapping na Igreja do Patrocínio e a reinauguração do Museu do Eclipse.

O quarto capítulo é destinado aos depoimentos da comissão organizadora do evento, de pesquisadores nacionais e internacionais que foram convidados para ministrar palestras, além de professores e alunos das escolas públicas do município que apresentaram seus trabalhos na programação. Através desses depoimentos, eles narram suas participações nas atividades comemorativas e explicam a importância da celebração do centenário do eclipse para a ciência brasileira e mundial.

Lançamento virtual do livro Centenário do Eclipse de Sobral: 1919 – 2019
Data: 31 de maio de 2021
Horário: 14h (Horário de Brasília)
Link para lançamento: https://youtu.be/sd7_T7Jo_Yo