Concurso Ceará Faz Ciência prorroga inscrições até dia 21/5

12 de maio de 2021 - 13:42


O edital foi simplificado e as equipes deverão enviar apenas o projeto escrito na primeira etapa da competição

Foram prorrogadas até o dia 21/5 as inscrições para a Mostra Ceará Faz Ciência, que vai movimentar estudantes e professores de escolas públicas e privadas em uma super competição estadual, neste ano totalmente virtual. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site http://cearafazciencia.com.br/.

Cada equipe poderá ser formada por até dois alunos e um professor orientador dos ensinos Fundamental II e Médio/Técnico/Profissionalizante. Os projetos deverão abordar, preferencialmente, a temática ”A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano.

Etapas de seleção
O edital do concurso foi simplificado e a competição ocorrerá em três etapas: Classificatória, em que é necessário enviar apenas o projeto por escrito, conforme as orientações do Edital; Eliminatória, onde as equipes classificadas na primeira etapa deverão encaminhar um vídeo de até 5 (cinco) minutos apresentando o trabalho; e a Final, em que cada time classificado na segunda etapa demonstrará o experimento ao vivo e de forma virtual para a comissão de Avaliação, que escolherá os projetos vencedores.

A Comissão de Avaliação é formada por professores especialistas em Educação, Pesquisa e Metodologia Científica, que irão julgar os trabalhos utilizando critérios como oratória, inovação, visão empreendedora, uso de tecnologias inclusivas e relevância social.

Premiação
Todos os projetos selecionados receberão certificados de participação e os alunos finalistas ganharão óculos de realidade virtual. Os projetos classificados em 1º, 2° e 3° lugares, mais a equipe feminina selecionada, irão participar da Feira do Conhecimento Digital, a ser realizada em outubro.

O Ceará Faz Ciência é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com o objetivo de popularizar o conhecimento científico entre crianças e jovens.

SERVIÇO
Mostra Ceará Faz Ciência: inscrições prorrogadas até 21/5
Edital e formulário de inscrição: disponíveis em http://cearafazciencia.com.br/
Realização: Governo do Ceará/Secitece