Projeto Ciência Itinerante proporciona aprendizado para estudantes de mais oito municípios

3 de maio de 2021 - 14:28

Nas duas últimas semanas de abril, foram 337 alunos e 18 escolas atendidas pela iniciativa

Mais estudantes estão tendo a oportunidade de vivenciar momentos de aprendizado e contato direto com o conhecimento científico, de forma leve e lúdica, proporcionados por meio do projeto Ciência Itinerante. Nas duas últimas semanas do mês de abril, foram 337 alunos e 18 escolas beneficiadas com a iniciativa, que, por conta da pandemia, está realizando suas atividades em formato de videoconferência.

Os últimos municípios atendidos pelo projeto foram Fortaleza, Pacajus, Tamboril, Icapuí, Pindoretama, Salitre, Acaraú e Jaguaribe, em videoconferências realizadas nos dias 20, 22, 27 e 29 de abril. A articulação é realizada a partir de parcerias com prefeituras e secretarias de Educação, além do contato direto com os diretores e coordenadores das escolas beneficiadas.

Presente nas apresentações, o secretário Inácio Arruda explicou que o projeto Ciência Itinerante, em seu formato original, dispõe de um ônibus-laboratório para a difusão do conhecimento nos quatro cantos do Ceará. “Esse veículo sai percorrendo sertões, litorais e serras. Porém, com a pandemia, tornou-se um ‘ônibus-virtual’ e segue divulgando o saber científico, sobretudo em tempos de negação da Ciência. Mas hoje, os que negam estão tendo que se render à vacina e aos demais equipamentos utilizados para salvar vidas e que são desenvolvidos a partir da Ciência”, destacou.

Escolas atendidas
Participaram das videoconferências do Ciência Itinerante Online as seguintes instituições: EEM Dione Maria Bezerra Pessoa (Pacajus); Escola Municipal 4 de outubro e EEM Dona Luiza Timbó (Tamboril); Escola Carlota Tavares de Holanda, Escola Maria Edice Barbosa, EEF Francisco Ezequiel da Costa, EEF Profª Maria Edilce Barbosa e EEF Mizinha (Icapuí); Escola Olga Vale Albino, Escola Professora Andrelina Maria de Sousa, Escola Maria Nair de Vasconcelos, Escola Camilo José Anselmo e EEFM Francisca Holanda Costa (Pindoretama); EMEIF Antônio José de Albuquerque (Salitre); EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa (Acaraú); EEEP Professor César Campelo (Fortaleza); EEIEF Maria Eneida Peixoto Soares e Escola Ulisses Paranhos Maia (Jaguaribe).

Realizado pelo Governo do Ceará/Secitece, o Ciência Itinerante faz parte do Programa de Popularização da Ciência da Secretaria, com o objetivo de levar o conhecimento científico para todo o Estado. O projeto recebe apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Conteúdo
Na videoconferência do dia 20/4, os experimentos científicos ficaram por conta dos monitores Jeorge Ripardo, de Biologia, e Eduardo Franco, de Física. No dia 22/4, foi a vez do monitor Rômulo Wesley, de Biologia, e Glauber Araujo, de Tecnologia da Informação, realizarem as apresentações. Já no dia 27/4, as apresentações envolveram as áreas de Biologia e Geografia, comandadas pelos monitores Mateus Sousa e Andréia Cardoso, respectivamente. Finalizando a programação do mês de abril, os monitores Jeorge Ripardo, de Biologia, e Simão Bernardo, de Energias Renováveis, lideraram a videoconferência do dia 29/4. Depois de realizarem os experimentos, todos os professores ainda participaram de debate com os alunos acerca das suas áreas de atuação: tudo para despertar nos estudantes a vontade de seguir carreiras científicas.
Como inscrever minha escola?
O projeto tem oferecido aos jovens uma programação lúdica e divertida, adaptada ao novo contexto de distanciamento social. As escolas interessadas em proporcionar este momento para seus alunos, podem solicitar à Secitece a realização de videoconferências pelo Ciência Itinerante enviando um ofício para o e-mail cienciaitinerantesct@gmail.com ou cotec@sct.ce.gov.br.