Itapipoca, Fortim, São Luís do Curu e Crato na “rota virtual” do Ciência Itinerante

15 de abril de 2021 - 15:32

Ao todo, 21 escolas foram beneficiadas esta semana com as apresentações do projeto, que leva conhecimento científico para os quatro cantos do Ceará

A agenda de apresentações do Ciência Itinerante segue a todo vapor. Em formato virtual por conta da pandemia, o projeto adaptou as atividades para continuar atendendo aos estudantes cearenses. Esta semana, foi a vez dos estudantes de 21 escolas dos municípios de Itapipoca, Fortim, São Luís do Curu e Crato assistirem às videoconferências do “Ciência Itinerante Online”, realizadas nos últimos dias 13 e 15/4.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, participou das duas transmissões, destacando o compromisso do Governo do Ceará com a popularização do conhecimento, sobretudo em tempos de negacionismo em relação ao saber científico.


“Nosso desafio é propagar a Ciência para elevar a qualidade de vida do nosso povo, mesmo em meio a uma pandemia, numa escalada de mortes sem precedentes e que possui, sim, responsáveis. Enquanto pregam o negacionismo e vive-se em uma onda de ceticismo, no nosso ‘ônibus virtual’ nós falamos de Ciência, pois ela que nos trouxe a vacina, ela que nos proporciona acesso à Internet, ela que nos permite ter hoje energia elétrica, por exemplo”, reforçou Inácio.

Realizado pelo Governo do Ceará/Secitece, o Ciência Itinerante faz parte do Programa de Popularização da Ciência da Secretaria, com o objetivo de levar o conhecimento científico para todo o Estado. O projeto recebe apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Escolas atendidas
A transmissão do dia 13/4 aconteceu para as seguintes instituições de Itapipoca e Fortim: EEB Francisca de Morais Pontes, EEB Pedro Alves Teixeira, Centro Educacional Maria Magalhães Viana, EEB Francisco Teixeira Pires, EEB Pautilia de Sousa Braga Veras, EEB Maria das Mercês Gomes, EEB Antônio Augusto Alves, EEB de Mulatão, EEB João Gonçalves Viana, EEB Monsenhor Antonio Tabosa Braga, Escola Dom Paulo Ponte, EEB Pedro Pereira, EEB Joaquim Manoel Marques e EEB Tiago Gonçalves Barbosa (Itapipoca); EEM Helenita Lopes Gurgel (Fortim).

Já a videoconferência do dia 15/4 foi promovida para as escolas de São Luís do Curu e Crato a seguir: EEB Padre José Sinval Facundo, EEB Antônio Honorato, EEB Ubiratan Diniz Aguiar e EEB Professora Maria De Lourdes Braga (São Luís do Curu); Escola de Tempo Integral e Ensino Médio Juvencio Barreto e Escola de Ensino Infantil e Fundamental Paulo Limaverde (Crato).

Conteúdo
Na videoconferência do dia 13/4, os experimentos científicos ficaram por conta dos monitores de Química professores João Vyctor e Samantha Valente. Já no dia 15/4, as apresentações envolveram as áreas de Geografia e Energias Renováveis, comandadas pelos monitores Andreia Cardoso e Simão Bernardo, respectivamente. Depois de realizarem os experimentos, os professores ainda participaram de debate com os alunos acerca das suas áreas de atuação: tudo para despertar nos estudantes a vontade de seguir carreiras científicas.
Como inscrever minha escola?
O projeto tem oferecido aos jovens uma programação lúdica e divertida, adaptada ao novo contexto de distanciamento social. As escolas interessadas em proporcionar este momento para seus alunos, podem solicitar à Secitece a realização de videoconferências pelo Ciência Itinerante enviando um ofício para o e-mail cienciaitinerantesct@gmail.com ou cotec@sct.ce.gov.br.