Alunos de Fortaleza, Carnaubal e Crato participam de mais uma live do Ciência Itinerante

8 de abril de 2021 - 21:53

Em tempos de distanciamento social, as atividades do projeto estão acontecendo em formato virtual e beneficiando dezenas de escolas

Na manhã desta quinta-feira (8/4), o projeto Ciência Itinerante proporcionou uma vivência especial para estudantes do ensino fundamental II e médio cearenses. Em formato de live, a iniciativa levou conhecimento de forma leve e divertida para 100 alunos de sete escolas localizadas em Fortaleza e nos municípios de Crato e Carnaubal.

A atividade contou com a presença do representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações Adalberto Barbosa, que cumprimentou os estudantes e reforçou a importância da iniciativa para a popularização da Ciência. O MCTI é o principal parceiro do projeto, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Representante do MCTI, Adalberto Barbosa

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, também participou da live e aproveitou para agradecer aos diretores e professores que permitiram a presença dos estudantes na videoconferência, saudando as instituições participantes: Escolas Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, Prof. Otávio Terceiro de Farias, Dr. César Cals e Visconde do Rio Branco (Fortaleza); Escola Paulo LimaVerde (Crato); e Escolas Cosme Rodrigues de Sousa e Aquiles Peres Mota (Carnaubal).

Inácio também cumprimentou a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secitece, Flaviana Pereira, presente na atividade. Flaviana está à frente do Ciência Itinerante, articulando as ações e em contato com o principal parceiro do projeto, o MCTI.

Coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secitece, Flaviana Pereira

Em sua fala, Inácio ressaltou a importância do saber científico, sobretudo nos tempos atuais. “Estamos numa plataforma com diversas pessoas dialogando sobre Ciência. Estamos nessa aula online por causa da Ciência. Só estamos aqui conversando nessa sala virtual graças à Ciência”.

O secretário deu uma visão geral sobre a situação sanitária do país. “O coronavírus atingiu fortemente a humanidade, mais ainda o Brasil, que foi gravemente impactado por causa de pessoas que não valorizam e que negam a Ciência. Mas é a Ciência que vai nos ajudar a sair dessa pandemia”, reforçou.

Secretário da Secitece, Inácio Arruda

Conteúdo
Na live, os monitores das áreas de Biologia e Química, professores Rômulo Wesley e Samantha Valente, revelaram toda a ciência por trás de cada experimento apresentado em vídeo. Na programação, destaque para uma aula sobre Nutrição, que mostrou detalhes sobre a composição dos alimentos, seus efeitos no corpo humano e a importância de se comer de maneira saudável. Os monitores também tiraram dúvidas sobre outros assuntos relativos às matérias abordadas na live.

Monitora de Química do projeto Ciência Itinerante, professora Samantha Valente


Monitor de Biologia do projeto Ciência Itinerante, professor Rômulo Wesley

Como inscrever minha escola?
O projeto tem oferecido aos jovens uma programação lúdica e divertida, adaptada ao novo contexto de distanciamento social. As escolas interessadas em proporcionar este momento para seus alunos, podem solicitar à Secitece a realização de videoconferências pelo Ciência Itinerante enviando um ofício para o e-mail cienciaitinerantesct@gmail.com ou cotec@sct.ce.gov.br.

Sobre o projeto
Realizado pelo Governo do Ceará/Secitece, o Ciência Itinerante faz parte do Programa de Popularização da Ciência da Secretaria, com o objetivo de levar o conhecimento científico para todo o Estado. O projeto recebe apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).