Iniciado na Uece semestre letivo 2020.2

7 de abril de 2021 - 15:51

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início, nesta segunda-feira, 5 de abril, ao semestre letivo 2020.2, com a Semana de Integração, que ocorre, pela internet, até quarta-feira (7). O evento tem como objetivo integrar alunos novos e veteranos, servidores técnico-administrativos, professores e gestores acadêmicos da instituição.

Acessível com intérpretes de Libras e janela de audiodescrição, o evento de abertura da Semana de Integração ocorreu pelo canal da instituição no YouTube e contou com a presença do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; do vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira; de pró-reitores da instituição e de representação estudantil.

O evento começou com exibição de gravação da música Ioiô, de Nelson Farias, apresentada pela Orquestra Transversal da Uece, coordenada pelo professor Heriberto Porto. O momento agitou o chat do canal com elogios ao grupo.

Durante a abertura da Semana de Integração, os estudantes receberam as boas-vindas do reitor, Hidelbrando Soares. “Com muita alegria, em nome da Universidade Estadual do Ceará, saúdo os presentes neste evento semestral da Uece e dou as boas-vindas a todos vocês neste novo ciclo. Dirijo essas boas-vindas, de forma muito especial, aos novos estudantes da Uece. Agora vocês são parte de uma instituição academicamente qualificada e socialmente comprometida com o desenvolvimento da sociedade. Aqui, vocês terão uma formação que visa à competência profissional e à compreensão crítica de seu papel no mundo. Aproveitem essa jornada! Parabéns por essa conquista! A Uece os recebe de braços abertos! Lembrem-se: a Uece é um bem público, um patrimônio do povo cearense. A todas e a todos, veteranos e novatos, um excelente semestre!”.
O gestor falou, ainda, sobre o contexto atual de pandemia da Covid-19. “Atravessamos uma grave crise sanitária, que já contabiliza mais de 300 mil vidas perdidas. Ao passo que nos entristecemos profundamente com esse cenário e nos solidarizamos com essas famílias, nos sentimos realizados ao acompanhar a vacinação iniciada em nosso Estado, graças a um esforço coletivo, que tem a Ciência como base”, destacou professor Hidelbrando.

O secretário Inácio Arruda salientou a dimensão da instituição. “A Uece possui um enorme contingente de estudantes na capital e no interior do Ceará. É uma universidade que agrega importantes programas, como a Universidade Aberta do Brasil. É uma universidade muito completa, com avançados centros de pesquisa. Nós temos um tesouro nas mãos dos cearenses”. Inácio falou também do crescimento dos números de cearenses formados no ensino superior. “Crescemos 122% na formação superior nos últimos 10 anos, mas ainda temos um grande contingente de jovens que precisam chegar à universidade, e a principal instituição do estado é a Universidade Estadual do Ceará”.

O secretário enfatizou, ainda, a importância dos programas de assistência estudantil e os programas de pesquisa dentro das instituições de educação superior, com as estruturas do estado. “A Funcap, por exemplo, é uma importante instituição do Governo Estadual vinculada à Secitece, que vem não só estruturando novos programas, mas vem reforçando programas de apoio aos estudantes e à pesquisa na universidade, seja na cidade de Fortaleza ou no interior”. E destacou a diferença proporcionada pela Universidade nas cidades em que está presente. “A universidade tem esse papel destacado, tem uma força enorme e ajuda o estado do Ceará não só na gestão, na preparação de professores, de profissionais para atuar nas mais diversas áreas, mas, sobretudo, gera impacto econômico. Onde nós temos a presença da Universidade, nós temos uma transformação da economia”.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, parabenizou os novos estudantes. “Gostaria de parabenizá-los por terem ingressado nessa Universidade. Sei que não foi fácil, principalmente nesses tempos de pandemia. Nossa universidade é uma das maiores estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A Uece é uma instituição forte, que possui professores, servidores e estudantes dedicados a nossa instituição, pautados, principalmente em três pilares: ensino, extensão e pesquisa. E todos fazem isso com muito amor”.

Ao falar também do atual contexto pandêmico, o vice-reitor destacou: “esperamos que esse estado de pandemia passe logo para que possamos tê-los presentes nos diversos campi da nossa Uece”. E aconselhou: “tenham uma formação completa, dentro e fora da sala de aula. Sejam proativos, busquem as oportunidades que a Uece traz. Busquem fazer parte de atividades de ensino, de extensão e de pesquisa, para que vocês tenham uma ótima formação dentro da nossa universidade”.

As pró-reitoras de Graduação, Maria José Camelo Maciel; de Políticas Estudantis, Mônica Cavaignac, e de Extensão, Maria Anezilany Nascimento, apresentaram suas Pró-reitorias, destacando a importância de cada uma e o que elas oferecem, como a Coordenadoria de Estágios e Convênios (Prograd), o Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária (Prae) e o Programa de Bolsas de Iniciação Artística e de Extensão (Proex).

Os calouros também ouviram o representante estudantil, Ariel Lourenço, discente do 8° semestre do curso de Educação Física, idealizador e supervisor da Célula de Esportes (Prae/Uece). “A princípio quero parabenizar a todos por essa conquista. A Uece é uma universidade pública, mas não gratuita. Nós investimos bastante para estarmos aqui. Eu, você, nossos pais, vizinhos, familiares, enfim, todos nós. Logo, temos uma dívida com a sociedade, então, o nosso papel é nos capacitar e retribuir, exercendo nossa profissão com magnificência”.

Como estudante veterano da Uece, salientou: “o conselho de quem já viveu bastante na universidade é que você viva a Uece dentro e fora de sala de aula. Fora de sala de aula é tão importante quanto dentro de sala de aula. Viva os projetos de extensão, exercite práticas com grupos de estudo, participe do Centro Acadêmico e do Movimento Estudantil, se aperfeiçoe! Se vocês vivenciarem a universidade, vocês irão amar, assim como eu amo, e irão ter esse sentimento de orgulho e de gratidão por tudo o que vocês fizerem e construírem dentro dela”.
Após as falas de abertura, o evento prosseguiu com a palestra “Universo da Formação Profissional: ansiedade, desafios e possibilidades em tempos de pandemia”, proferida pela professora do curso de Psicologia da Uece, Juliana Arruda.

A Semana de Integração segue pela internet, até esta quarta-feira, 7 de abril, com atividades realizadas pelos cursos, pelos centros e pelas faculdades. Haverá, ainda, no último dia do evento, às 18h30, também pelo YouTube da Uece, a palestra “O movimento estudantil não é coisa do passado”, com a professora do curso de Pedagogia, Raquel Dias Araújo.