Formação em Tecnologia: UTD promove aula inaugural para 536 alunos

30 de março de 2021 - 21:18

Os cursos gratuitos serão ministrados na modalidade EaD

As 14 novas turmas de três cursos da Universidade do Trabalho Digital (UTD) foram iniciadas nesta segunda-feira (29/3), com uma aula inaugural em formato virtual. A atividade contou com a presença dos novos alunos, além de professores, autoridades, parceiros e do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, que deu as boas-vindas aos estudantes. Neste ciclo, a UTD irá qualificar um total de 536 pessoas nos cursos “Informática para o Mercado de Trabalho”, “Iniciação à Linguagem de Programação em PHP” e “Desenvolvimento de Interface Web com JavaScript”.

Ao saudar os novos alunos, Inácio destacou a grandiosidade da UTD, “um programa arrojado que leva formação em Tecnologia da Informação às comunidades, principalmente para aqueles que não têm condições de pagar por uma capacitação de qualidade”. O secretário enfatizou ainda que, mesmo com a pandemia, a iniciativa não parou, se utilizando de ferramentas digitais para a formação remota.

“A preparação dos profissionais é voltada para o mercado de trabalho, que hoje busca pessoas com conhecimento em Tecnologia. Mas a UTD também capacita os alunos para, quem sabe, se tornarem empreendedores, como já tivemos vários exemplos de estudantes que concluíram os cursos e abriram seu próprio negócio”, complementou Inácio. Pela Secitece, deram as boas-vindas aos alunos também a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, Gabriella Purcaru, e a coordenadora da UTD, Jamaci Oliveira.

Parceria com as prefeituras

Além de nove turmas do curso básico “Informática para o Mercado de Trabalho”, o novo ciclo de cursos da UTD contará com outras cinco turmas de cursos de qualificação avançada, formadas com a parceria das prefeituras de Maranguape e de Beberibe, por meio dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) instalados nestas cidades.

Presente na aula inaugural, o prefeito de Maranguape, Átila Câmara, salientou a importância desse tipo de atividade no município. “A cada dia que passa, a Tecnologia e a Comunicação estão cada vez mais presentes em nossas vidas, por isso é necessário termos mais iniciativas como esta, que irá beneficiar diretamente 64 maranguapenses”. A cidade vai sediar uma turma do curso “Iniciação à Linguagem de Programação em PHP” e uma turma do curso “Desenvolvimento de Interface Web com JavaScript”.

A secretária de Educação de Beberibe, Ana Cristina Lopes, agradeceu a parceria com a Secitece e a UTD, que resultou na oferta do curso “Desenvolvimento de Interface Web com JavaScript” para um total de 115 pessoas, divididas em três turmas. “A formação vai promover aos nossos munícipes um conhecimento a mais nesta área”, completou.
As coordenadoras dos CVTs de Maranguape e de Beberibe, Juliana Campos e Virgínia Tavares, respectivamente, também participaram da aula inaugural dos cursos da UTD.

Depoimento

“Sou fã da UTD! Tenho cinco ou seis certificados dos cursos presenciais e sou aluno desde 2012. Gostaria de deixar registrado que estes certificados me deram um ‘primeiro lugar’, usados como provas de título no concurso do ISGH – Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar do Ceará, onde hoje sou programador. Sou muito grato à UTD e à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará. Agora a UTD veio para Maranguape, então eu não poderia ficar de fora. Deixo aqui meu muito obrigado!”

Sobre a UTD

A Universidade do Trabalho Digital é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e que funciona com a parceria do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) na oferta de cursos gratuitos que vão desde uma formação básica até níveis mais avançados em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A UTD está instalada no prédio Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza.