Engajamento e invisibilidade: mulheres cientistas debatem desafios no universo da pesquisa

11 de março de 2021 - 19:53

Com foco principal nas ações para combate à Covid-19, live do projeto Conexão Secitece reuniu pesquisadoras cearenses e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade

Nesta quarta-feira (10/3), foi realizada a primeira de uma série de atividades programadas para o mês de março dentro do projeto “Conexão Secitece – Todos Ligados na Ciência”. A live “Mulheres na Ciência e o combate à Covid-19” contou com a participação da presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade; da médica Infectologista Melissa Medeiros; da mestra em Geografia Sharon Dias; da pesquisadora da Fiocruz Carla Celedonio; e da ex-secretária de Saúde do Ceará Ana Maria Cavalcante. O evento virtual foi transmitido pelo YouTube e Facebook da Secitece e pode ser assistido aqui.

A mediação do debate ficou por conta do secretário Inácio Arruda, que destacou a importância da abertura de espaços para a população feminina não só desenvolver pesquisas, mas também para assumir cargos de comando. “A doutora Nísia é uma referência para as mulheres, pois dirige uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo”.Falta equidade
A presidente da Fiocruz corroborou com a fala do secretário, afirmando que só após 117 anos, a posição da Presidência da instituição foi alcançada por uma mulher. “Em nosso Conselho Deliberativo temos apenas um terço de mulheres. Na alta gestão ainda há grande indicador dessa falta de equidade”, complementou.

Nísia ressaltou que apesar de haver uma liderança de mulheres pesquisadoras, elas ainda não recebem o devido reconhecimento de produtividade do CNPq, órgão federal que incentiva as pesquisas no País. Mesmo assim, é preciso encorajar a participação feminina nesse universo. “Desde 2018, a Fiocruz tem trabalhado numa agenda de engajamento de mais meninas e mulheres na Ciência”.

Ciência e Covid

Na live foram apresentados os desafios das cientistas cearenses frente à pandemia. A médica infectologista Melissa Medeiros, coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Hospital São José – considerado berço da Infectologia no País – destacou a importância das pessoas se protegerem e entenderem a grave situação atual. “Precisamos vencer a política negacionista”, disse. Melissa atua no atendimento da área pós Covid-19 do Hospital e ressaltou a “fantástica atuação” da unidade no combate ao Coronavírus.

Carla Celedonio, pesquisadora da Fiocruz e docente da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) e do curso de Ciências Farmacêuticas da UFC, frisou a necessidade de ampliação do trabalho de divulgação científica e da importância em se levantar a bandeira da vacinação.

A ex-secretária de Saúde do Ceará, Ana Maria Cavalcante, relembrou as epidemias de cólera e de dengue vividas no Estado, época em que era titular da pasta. “Nada se compara com a pandemia da Covid-19. Vivemos uma situação de guerra em todo o Brasil. Estamos atônitos. Todos os dias precisamos nos reinventar”.
Pandemia e habitação
Os desafios do atual cenário são enormes. A mestre em Geografia e doutoranda Sharon Dias comentou sobre sua pesquisa, que analisa como a habitação e a falta de políticas públicas em comunidades do Nordeste influenciam durante a pandemia. As condições de moradia, o acesso à informação e a participação de mulheres em comunidades vulneráveis são avaliadas no estudo.

A pesquisadora disse que a invisibilidade de muitas mulheres na Ciência ainda existe. Sharon é egressa de escola pública e recebeu por sua pesquisa prêmio da International Development Research Center (IDRC), um centro de pesquisa de desenvolvimento sediado no Canadá, onde faz seu doutorado em cotutela.

Podcast e videoaula ainda este mês
Ainda no mês dedicado à Mulher, o Conexão Secitece terá outras atividades para valorizar e encorajar a participação feminina nas pesquisas: o podcast “Mulheres empreendedoras: independência e autonomia em um mundo desigual” no dia 17 de março (pelo Spotify); e a videoaula “Como se organizar sem surtar?”, no dia 24 de março (inscrições gratuitas pela plataforma de eventos Sympla).

Sobre o Conexão Secitece
O projeto Conexão Secitece é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, com o objetivo de popularizar o conhecimento científico, utilizando ferramentas de comunicação digital e a adoção de uma linguagem acessível e descomplicada.