Inesp lança livro sobre novas abordagens para a educação em Engenharia

24 de fevereiro de 2021 - 14:27


O secretário Inácio Arruda participou do evento e ressaltou a importância da divulgação do que é produzido pelas universidades, frisando o papel do Inesp neste trabalho

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, participou do lançamento do livro “Integração Acadêmica e Tecnológica nas Engenharias – experiências em ensino e aprendizagens”, organizado pela professora doutora Cely Martins Alencar e o professor doutor João José Hilury Filho. O evento foi promovido Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), e aconteceu nesta terça-feira (23/02), por meio da plataforma Zoom.

O lançamento da obra faz parte da I Jornada Editorial Acadêmica Inesp, que integra o “Projeto Inesp Ciência”. A iniciativa tem como parceira a Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Casa e o apoio institucional do Governo do Estado, representado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Inácio destacou algumas inovações do estado na área da ciência e tecnologia, como a descoberta do papel da pele de tilápia no tratamento de queimaduras e a criação do capacete de respiração assistida Elmo, que reduz em 60% a necessidade de internação de pacientes com Covid-19 em leitos de UTI.

O secretário da Secitece ressaltou ainda a importância de divulgar para toda a sociedade o que é produzido pelas universidades, frisando o papel do Inesp nessa divulgação. “Não é só o pesquisador que tem que divulgar paper na revista científica, é divulgação nossa, aqui, para as pessoas do povo saberem que soluções de problemas que elas vivem no cotidiano são oferecidas pelas nossas universidades”, pontuou Inácio.

O diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, salientou o interesse do instituto em formar novas parcerias para as futuras Jornadas Editoriais Acadêmicas. “Espero que possamos ter outras jornadas acadêmicas com a presença de mais instituições de ensino superior, talvez uma universidade na segunda, outra na terça, outra na quarta. Esse é o nosso desejo”, acentuou.

O professor doutor Carlos Almir Monteiro de Holanda, diretor do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC), comentou sobre a criação do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (Diatec) do CT da UFC e apontou a necessidade de formar engenheiros com habilidades diversas.

“As indústrias e empresas querem, obviamente, engenheiros com sólida formação técnica, mas existem outras habilidades e competências exigidas por essas empresas – as chamadas soft skills – que a gente precisa preparar, e que os cursos tradicionais de engenharia não formam. Esse é o nosso grande desafio”, acentuou.

Os professores doutores Cely Alencar e João Hiluy Filho, organizadores da obra, enfatizaram que o livro tem por objetivo mostrar os esforços da universidade em ampliar a formação dos engenheiros para além da formação técnica. Segundo Cely, a obra nasceu com a criação do Diatec e visa mostrar o que vem sendo trabalhado pelo departamento ao longo dos últimos cinco anos.

“Desde então, a gente vem trabalhando nessa perspectiva de ter um engenheiro com formação mais humanística e com visão holística, atuar de forma inovadora e empreendedora, ser capaz de atender as necessidades da sociedade, adotar uma perspectiva multidisciplinar e não mais aquela visão departamentalizada”, acentuou Cely Alencar.

João Hiluy acrescentou que essa visão compartimentada deixava muito a desejar na formação dos engenheiros, uma vez que eles perceberam haver na universidade uma série de ações e iniciativas comuns entre as diferentes engenharias. “A ideia é tentar aproximar na academia os cursos da área tecnológica, de forma a tornar o ensino e o aprendizado mais prazeroso e mais efetivo”, pontuou.

Dando continuidade à I Jornada Editorial Acadêmica Inesp, na quinta-feira (25/02), às 15h, haverá o lançamento da publicação “Transfazeres do Ensino da Educação Profissional e Tecnológica,” organizada pelos professores doutores Raphaell Moreira Martins, Nilson Vieira Pinto e Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, também em sala virtual. A senha de acesso é 685017. A apresentação da obra será conduzida pelo professor doutor Raphaell Martins e mediada pela jornalista Luzia Rolim.

Com informações da Assembleia Legislativa