Uece disponibiliza espaço para ser utilizado na aplicação da vacina contra o Covid 19

8 de fevereiro de 2021 - 10:22 # # #

A Univeridade Estadual do Ceará poderá ser mais um ponto de vacinação drive-thru para ajudar na imunização dos grupos prioritários. Para tratar sobre esse assunto, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, estiveram nesta segunda-feira (04/02), o com o secretário da Saúde, do Ceará, Dr Cabeto.

A proposta é a instalação de um ponto de vacinação drive-thru no campus Itaperi, ampliando assim a oferta e aumentando a velocidade da imunização para os grupos prioritários. “Essa é mais uma ação da nossa universidade, visando beneficiar a comunidade, cumprindo sua função social”, explicou Inácio Arruda.

O GT de Enfrentamento à Pandemia da UECE, coordenado pela Prof.ª Lúcia Duarte, Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Instituição, coordenará todas essas iniciativas referentes à vacinação.

O reitor Hidelbrando também apresentou ao Secretário da Saúde a disponibilidade de colaborar com o processo de imunização em massa no estado do Ceará, oferecendo, além das instalações da UECE, congeladores de alta potência e a atuação de profissionais da área de saúde interessados em cooperar de forma voluntária.

“A Universidade Pública tem a responsabilidade de produzir conhecimento e de fazer com que ele beneficie a sociedade, e a inserção do Brasil na era do conhecimento é uma questão de soberania” disse reitor. “A universidade pode contribuir com essas iniciativas, através de ações de extensão universitária, levando a vacina diretamente às pessoas”, comentou a Prof.ª Lúcia Duarte.

Outro assunto tratado na reunião foi a elaboração de um plano de integração acadêmica da Universidade com o Hospital Universitário, definindo-se a criação de um grupo de trabalho entre UECE e Secretaria da Saúde do Estado para tratar desse importante projeto que vai impactar positivamente na infraestrutura físico paisagística do campus Itaperi.

Também estavam presentes na reunião o vice-reitor da UECE, Prof. Dárcio Teixeira, e a diretora presidente da Fundação Regional de Saúde, Josenília Maria Alves Gomes.

Fonte: Uece