FdC/Ciência Itinerante e Ceará Faz Ciência aprovados em chamadas públicas do CNPq/MCTI

30 de dezembro de 2020 - 10:57


O objetivo do Governo Federal é contemplar eventos que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da população brasileira

Dois grandes projetos de popularização da ciência, idealizados e executados pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), foram aprovados em Chamadas Públicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Foram selecionados os Projetos “Feira do Conhecimento/Mostras Itinerantes e Ceará Faz Ciência”, programas especiais de difusão e popularização da ciência. O investimento aprovado é da ordem de R$ 95.000,00 para a Feira do Conhecimento/Mostras Itinerantes na chamada de apoio à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e R$ 65.000,00, para o Ceará Faz Ciência na chamada de apoio à Feiras de Ciências e Mostras Científicas.

A chamada pública do Governo Federal tem o objetivo de contemplar eventos que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas, como instrumentos de popularização da ciência.

Feira do Conhecimento/Ciência Itinerante

A Feira do Conhecimento, promovida desde 2017, oportuniza um encontro profícuo entre instituições de CT&I públicas e privadas, universidades, startups e empresas da cadeia produtiva cearense e setores estratégicos da economia, orquestrando ações de disseminação e popularização da ciência, considerados como base para a melhoria da qualidade do ensino de ciências nos municípios cearenses. O evento estimula a formação de jovens cientistas e empreendedores, além de promover, favorecer e fortalecer a qualificação do conhecimento científico e tecnológico.Em 2020, com a pandemia provocada pelo coronavirus, a Secitece adequou o projeto da Feira do Conhecimento ao ambiente virtual, realizando a FdC Digital nos dias 09, 10 e 11 de dezembro. Durante a feira, que teve como tema “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, os visitantes puderam conferir as novidades do mundo da Ciência e da Tecnologia em uma plataforma de realidade virtual com mais de 70 estandes, e uma programação que contou com palestras, oficinas, webinar, competições e rodada de negócios. Para 2021, o objetivo é que a Feira do Conhecimento volte a ser presencial, dependendo da situação relacionada a pandemia do coronavirus.

O projeto Ciência Itinerante em 2019 beneficiou quase 10 mil estudantes da rede pública em mais de 50 municípios cearenses. Em 2020 foi adaptado à versão digital, onde os vídeos foram apresentados durante o dia da Ciência e na FdC Digital.

Para 2021 o ônibus laboratório deverá percorrer 11 cidades com o recurso do projeto aprovado no CNPq, atendendo à todas as medidas de prevenção para a saúde pública local.

Ceará Faz Ciência

A mostra visa a realização de competições científicas envolvendo os alunos e professores do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico das Escolas Públicas e Privadas de todos os 184 municípios cearenses. O projetos submetidos pelos alunos estão diretamente relacionados com as seguintes áreas do saber: Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura, Recursos Hídricos, Energias Renováveis, Inclusão Social e Sustentabilidade. Os vencedores de 2020 foram premiados com bolsa de estudos para os cursos de arquitetura e engenharia da Faculdade Ari de Sá. O projeto aprovado na chamada do CNPq prevê a realização do concurso científico de 2021, durante o evento Feira do Conhecimento.