Nutec promove evento gratuito sobre Tecnologia de Alimentos

26 de novembro de 2020 - 11:53

Impressão 3D de Alimentos e Embalagens Sustentáveis serão temas do encontro

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) promove, nesta quinta-feira, 26/11, às 14h, mesa redonda em formato online com o tema: Tecnologia e Digitalização de Alimentos: Um Olhar para o Futuro. Para participar, é preciso acessar o link da plataforma Google Meet.

O evento foi elaborado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da pesquisa em alimentos no estado do Ceará. De acordo com a Supervisora da Gerência de Materias do Nutec e uma das mediadoras do encontro, Dra. Janaína Sobreira, ainda há desafios na difusão do conhecimento científico no setor de alimentos: “Muitos pensam que essa área é limitada a profissionais graduados em Engenharia de Alimentos e Nutrição, entretanto, com o advento das tecnologias e indústrias 4.0, podemos estabelecer diversas fronteiras com outras áreas, tornando a pesquisa multidisciplinar”, explica Janaína.

A necessidade de minimizar os impactos ambientais gerados pelos resíduos urbanos é propulsora das recentes transformações nos setores produtivos, incluindo a indústria alimentícia. As embalagens, um dos principais temas do encontro, têm sofrido mudanças para versões mais sustentáveis e ecologicamente responsáveis. A Engenheira de Alimentos do Núcleo de Tecnologia de Alimentos do Nutec e também mediadora do evento, Dra. Mayra Garcia, analisa: “As embalagens bioativas, com propriedades antibacterianas, antioxidantes ou absorventes de gases demonstram um avanço tecnológico nas Ciência e Tecnologia de Alimentos”. Embalagem ativa é aquela que é capaz de interagir química ou biologicamente com o produto alimentício ou que modifica o ambiente gasoso da embalagem com o propósito de aumentar a vida útil.

A impressão 3D de Alimentos também será assunto da mesa redonda. A técnica de impressão em três dimensões (altura, profundidade e largura) começa a fazer parte do mundo dos alimentos através de modelos mais recentes de impressoras, que exploram insumos como matéria-prima. “A tecnologia pode ser considerada emergente, uma vez que abre oportunidades no campo de personalização de produtos, e se torna muito relevante para pessoas com necessidades nutricionais específicas, como idosos ou pacientes com dificuldades para comer ou engolir“, completa Mayra.

Palestras:

– Impressão 3D: dos tecidos aos alimentos funcionais e à carne cultivada – Sara Maria Marques de Oliveira – International Iberian Nanotechnology (INL) / Braga – Portugal;

– Plásticos biodegradáveis com melhor performace – Carla Ivonne La Fuente Arias – Universidade de São Paulo (USP) / São Paulo – Brasil

– Embalando os alimentos do futuro: embalagens ativas e inteligentes – Henriette Monteiro Cordeiro de Azeredo – Embrapa/ Fortaleza – São Paulo – Brasil.

Serviço:

Tecnologia e Digitalização de Alimentos: Um Olhar para o Futuro
Dia: 26/11/2020 às 14h
Link para o evento: meet.google.com/hud-jcgs-aov
*Haverá emissão de certificado aos participantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Nutec