Programa Centelha: empresa incubada no Centec é selecionada em resultado preliminar

10 de setembro de 2020 - 14:50 #

A empresa Restone, participante da Incubadora Tecnológica do Centec (Intece), foi aprovada no resultado preliminar do Programa Centelha, uma iniciativa que tem o objetivo de estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de conhecimento científico e tecnológico. O resultado final deverá ser divulgado no dia 22 de setembro.

A Restone ficou na 10ª colocação com o projeto “Rochas ultraleves”, do empreendedor Francisco Deodato. “Trabalho com rochas ornamentais há 20 anos e sempre estudei uma forma de reduzir o impacto ambiental dos resíduos descartados pelas pedreiras aqui no Ceará. Com isso, desenvolvi um equipamento que corta pedras em uma espessura mínima, até menos de 1mm, tornando-a maleável e proporcionando novas aplicações”, explica o dono da empresa com sede em Horizonte.

Os projetos selecionados terão à disposição vários benefícios, dentre eles, recursos para desenvolver seu negócio, capacitações e suporte para alavancar o empreendimento, acesso a instituições de ciência, tecnologia e inovação, a potenciais investidores e o apoio de incubadoras de empresas. A coordenadora da Intece, Sueli Vasconcelos, destaca como é animador ver as empresas incubadas alcançando novas fases.

“É gratificante perceber a visão das empresas incubadas ao buscarem recursos de subvenção econômica, acreditando no potencial de inovação dos seus negócios. Elas tiveram diversos treinamentos e consultorias em áreas necessárias ao desenvolvimento de um negócio, inclusive de elaboração de projetos, o que facilitou muito a chegarem à última fase do Centelha. Nós que fazemos o Instituto Centec estamos sempre na torcida do sucesso dessas empresas”, disse Sueli.

Sobre o Centelha

O Programa é uma ação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e, no Ceará, é executada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Sobre a Intece

A Incubadora Tecnológica do Centec (Intece) oferece, com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), condições e facilidades necessárias ao surgimento e crescimento de empresas industriais, de serviço e do agronegócio, promovendo a geração de emprego e renda e a competitividade das micro e pequenas empresas. Saiba mais em www.centec.org.br/intece.

 

Fonte: Centec