Centec/Secitece inicia quinto ciclo de cursos remotos com mais de 400 alunos

28 de julho de 2020 - 12:18 # # #

Na manhã da última segunda-feira (27), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) iniciou as aulas para mais de 400 alunos em 9 cursos de qualificação profissional oferecidos através do ensino remoto emergencial durante a pandemia do Coronavírus. A ação faz parte de um contrato de gestão com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e contou com um evento virtual de abertura com a participação do secretário estadual Inácio Arruda, do presidente do Centec, Silas Alencar, do diretor de Extensão Tecnológica, Hermínio Lima, além dos coordenadores dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), professores e alunos, totalizando mais de 90 pessoas.

Os cursos oferecidos neste ciclo são: Formação básica em libras, Técnicas do assistente administrativo, Ferramentas digitais, Noções do operador de caixa, Eletricidade sem erros, Excelência no atendimento, Noções de informática, Conhecendo plantas medicinais e Leitura e interpretação de projetos de edificações; nas cidades de Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Fortaleza, Fortim, Horizonte, Itaiçaba, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Missão Velha, Piquet Carneiro e Quixeré. Diferentemente dos demais ciclos de cursos já ofertados, desta vez, as inscrições ocorreram de forma regionalizada para garantir a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade e moradores dos municípios onde se encontram os CVTs.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, ressaltou que as pessoas que residem em áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são as que mais estão sendo atingidas pela pandemia, portanto, este é o público que o Centec deve continuar focando. “Centenas de pessoas no Ceará precisam continuar tendo acesso ao conhecimento para dialogar com o mundo a sua volta e serem incluídas na sociedade. Tenho acompanhando a importância de oferecermos inclusão às pessoas com deficiência, logo, este curso de libras é um passo muito importante que o Centec dá para reforçar a inclusão social dos que mais precisam, pois eles têm grande capacidade e podem contribuir com o nosso país. Só precisam ter acesso à oportunidades”, disse Inácio Arruda.

Silas Alencar agradeceu o apoio da Secitece no cumprimento da missão do Instituto Centec e aos colaboradores da instituição pelo esforço e dedicação ao vencerem os desafios para continuar oferecendo qualificação durante a pandemia. Ele aproveitou a ocasião para anunciar que, na próxima semana, o Centec deverá lançar o vestibular e o processo seletivo para os cursos técnicos e superiores dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) e Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec). “Mesmo numa situação atípica, já conseguimos mais de dois mil alunos em cursos básicos. Também estamos em constante aprendizagem neste processo, mas vamos continuar superando os desafios um a um. Não deixamos de realizar nossas ações nos CVTs, CVTECs e Fatecs, pois todos conhecem a qualidade dos nossos cursos, a nossa história e credibilidade e precisamos continuar ao lado dos nossos irmãos cearenses”, reforçou o presidente do Centec.

Já o diretor Hermínio Lima destacou os números já alcançados. “Ficamos muito felizes por interiorizar o conhecimento, envolvendo neste ciclo 15 CVTs com um total de 15 turmas de 9 cursos de Formação Inicial e Continuada gratuitos para quase 500 pessoas. Ficamos muitos felizes pois o Centec e os CVTs abraçaram a plataforma de ensino remoto. Já ofertamos quase 2.100 vagas em 14 cursos. Mesmo durante a pandemia, o Centec sai na frente, qualificando a nossa população e mantendo o contato com os alunos, indo até as suas casas por meio do ensino remoto, levando conhecimento e informação tecnológica”, conclui o gestor da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec.

Confira a seguir a relação de cursos ofertados neste ciclo por município.

Beberibe: Formação básica em Libras

Brejo Santo: Formação básica em Libras

Campos Sales: Excelência no atendimento, Formação básica em Libras

Fortaleza: Técnicas do assistente administrativo

Fortim: Formação básica em Libras

Horizonte: Formação básica em Libras

Itaiçaba: Formação básica em Libras

Jucás: Leitura e interpretação de projetos de edificações

Limoeiro do Norte: Excelência no atendimento

Maracanaú: Eletricidade sem erros, Formação básica em Libras

Maranguape: Técnicas do assistente administrativo, Técnicas do operador de caixa, Ferramentas digitais, Formação básica em Libras

Massapê: Técnicas do assistente administrativo

Missão Velha: Formação básica em Libras

Piquet Carneiro: Noções básicas de informática

Quixeré: Conhecendo plantas medicinais

Como funcionam as aulas remotas do Centec

As aulas remotas do Instituto Centec são transmitidas pelo Google Sala de Aula. É criado um e-mail institucional para cada participante, válido apenas para o curso e turma escolhidos. Para acessar as aulas, é necessário que o aluno tenha um computador ou celular com acesso à Internet. No celular, é necessário baixar e instalar os aplicativos Google Classroom e Google Meet. Saiba mais em www.centec.org.br/aulas-remotas-cvt.